sexta-feira, 19 de maio de 2017



O que aconteceria com a Terra se fosse atingida por uma tempestade solar?


Quando se pensa em tempestade solar logo se imagina vários meteoros caindo do céu, bolas de fogo sobre a Terra e pessoas correndo desesperadas. Porém, a tempestade solar não passa de uma pertubação temporária da magnetosfera terrestre causada por uma onda de choque do vento solar que interage com o campo magnético da Terra.
Essas descargas magnéticas geram radiações e liberam partículas e gases de temperaturas elevadas. Quando essas tempestades se movem em direção à Terra podem fazer com que os satélites e redes elétricas fiquem comprometidos, provocar várias consequências para o meio ambiente, como furacões, terremotos e tornados. Além disso, é possível que o comportamento de alguns animais se  alterem.
Essas tempestades solares são capazes de produzir ondas que alcançam 6 milhões de quilômetros por hora. Elas podem chegar a Terra em diferentes intensidades e são classificadas como A, B e C de acordo com a força, M é categorizada como moderada e X para as mais fortes.
Um estudo realizado pela Nasa sobre a tempestade solar afirma que o fenômeno pode influenciar campos magnéticos e também influenciar o senso de direção da baleias, golfinhos e de outros animais marinhos que contam com ajuda de bússolas internas para se locomoverem. Isso justificaria os diversos casos de baleias encalhadas no mundo.
Nos dias de hoje, se uma tempestade solar acontecesse poderia atingir todo o sistema de distribuição de energia do mundo. Isso significa que milhões de pessoas ficariam sem energia elétrica e teriam que dar adeus a Internet, água quente, abastecimento de água, alimentos perecíveis, tecnologia como GPS e aparelhos celulares e tirar dinheiro de caixa eletrônico. Esses efeitos poderiam durar anos e o custo econômico ultrapassaria R$ 2 trilhões.
Outra coisa que poderia acontecer no caso de ocorrer uma tempestade solar seria a interrupção nos sinais de rádio entre a Terra e os satélites em órbita A comunicação de aviões voando sobre os polo poderiam serem cortadas, por exemplo. Além disso, alguns animais poderiam ser extintos, como as baleias e golfinhos.
Caso Carrington
Em 1859 uma tempestade solar atingiu a Terra e provocou um colapso nos serviços telegráficos, esse fato ficou conhecido como Carrington em homenagem a Richard Carrington, o astrônomo inglês que viu o sol incendiar-se com seus próprios olhos. Se isso acontecesse nos dias de hoje, onde a energia elétrica é mais utilizada, os estragos poderiam ser ainda maiores.
De acordo com a Nasa, nenhuma tempestade solar já atingiu uma missão tripulada no espaço. Porém, em 1972 durante a missão Apollo 16 e 17, a Nasa registrou diversas rajadas solares que poderiam matar um ser humano desprotegido.
fonte:http://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-que-aconteceria-com-terra-se-fosse-atingida-por-uma-tempestade-solar/
Postar um comentário

CONHEÇA A HISTÓRIA POR TRÁS DE UM DOS BEIJOS MAIS FAMOSOS DO PLANETA Você com certeza já viu a foto acima centenas de vezes, não é mesmo?...