segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

O segundo Sol se aproxima: estrela está em rota de atingir o Sistema Solar

Quando pensamos em catástrofes para o fim da Terra, muitas vezes imaginamos um meteoro colidindo com o nosso planeta e aniquilando a maioria das espécies, semelhante ao que dizem ter acontecido com os dinossauros. Mas e se ao invés de um meteoro for uma estrela inteira que esteja vindo em nossa direção?
Daqui a 1,35 milhão de anos, um evento cataclísmico poderá acontecer: a estrela Gliese 710, localizada atualmente na constelação de Serpens, a mais de 64 anos-luz da Terra, está em rota até o Sistema Solar. Inicialmente, ela não atingirá o nosso planeta, passando mais nos confins do sistema, na região conhecida como Nuvem de Oort.
Nesse local, encontra-se um cinturão de objetos celestes, na grande maioria de cometas. A aproximação de uma estrela, entretanto, poderia alterar a órbita desses astros e mandá-los para várias regiões do Sistema Solar, criando impactos em vários planetas, inclusive na Terra. Essa estrela, entretanto, não deverá entrar definitivamente em nosso Sistema, permanecendo nele por “apenas” alguns milhões de anos.
E caso a humanidade ainda exista daqui mais de 1 milhão de anos, a Gliese 710 será vista como o astro mais brilhante ao cruzar nosso céu noturno. Ela tem aproximadamente metade do tamanho do Sol, mas ainda estará a uma distância muito grande para servir como fonte de luz igual ao gigante amarelo.
Daqui 1,35 a 1,4 milhão de anos, a Gliese 710 estará bem próxima do Solfonte:http://www.megacurioso.com.br/estrelas/101584-o-segundo-sol-se-aproxima-estrela-esta-em-rota-de-atingir-o-sistema-solar.htm?utm_source=megacurioso.com.br&utm_medium=home&utm_campaign=tv
Postar um comentário

Lei federal cancela carteira de habilitação vencida há mais de 30 dias? Uma corrente no WhatsApp circula com uma notícia falsa que ...