sábado, 8 de outubro de 2016

Belém do Pará está em Festa mais um Círio Acontece!

Uma festa religiosa e cultural de Belém do Pará que recebe cerca de dois milhões de pessoas em uma grande procissão que teve início em 1793, após o caboclo Plácido ter achado uma imagem da santa em um igarapé, que a levou para casa só que ao acordar no dia seguinte  a imagem não estava mais, achando-a novamente no igarapé, e repetida vezes o mesmo fato aconteceu, mesmo levada ao Palácio da província a época sob escolta a imagem desaparecia e retornava ao igarapé, este corria atrás da atual Basílica de Nazaré, onde havia sido encontrada.
A imagem que é conduzida pelas ruas de Belém é uma réplica da verdadeira, uma vez que esta tem cerca de 300 anos e permanece na Basílica só desce pelo período do Círio.
Atualmente a procissão acontece sempre no segundo domingo de outubro e  inicia as 5 horas da manhã com uma missa na Catedral da Sé, centro de Belém e segue pelas ruas conduzindo a Berlinda da padroeira da cidade Nossa senhora de Nazaré até a Basílica de Nazaré, são mais de cinco horas de procissão, com 4 km de caminhada, e ao longo do percurso a padroeira recebe muitas homenagens como queima de fogos e chuvas de papel picado.


O que é mais interessante que por tradição antes do grande dia, outras procissões acontecem, onde se destaca o Círio Fluvial que acontece no sábado pela manhã e a noite acontece a procissão das luzes que é chamada de Trasladação, onde a berlinda faz o caminho inverso ao do Círio sai do Colégio Gentil até a catedral da Sé.
A tradição também envolve a culinária local com os preparativos para o almoço do círio, onde as famílias se reúnem após a procissão para saborear pratos típicos como o Pato no Tucupi (bebida de origem indígena) e a maniçoba, feita da folha da maniva que fica em cozimento por em média 3 a 5 dias,após são adicionados carne de porco assada, paio , chouriço, charque, vísceras bovinas tudo isso bem temperado.
Muitos romeiros se deslocam do interior do Estado a pé como forma de pagar promessas alcançadas ou através deste gesto render homenagem a Virgem de Nazaré, e ao longo das ruas principais no sábado a noite as ruas são tomadas por grupos de romeiros que chegam a belém depois de dois a três dias de caminhada em direção a catedral da Sé para participarem da grande procissão.
Ressaltamos que esta Procissão é considerada a maior procissão católica mundial! O que se presencia nesta festa são muitos gestos de fé e pura emoção.
A festa dura cerca de 15 dias, pois a imagem verdadeira encontrada pelo pescador plácido desce do altar da Igreja Basílica de Nazaré e fica em exposição, durante este período, chamado de quadra nazarena .

         
                                                Imagem da Santa peregrina na Trasladação


                                                            Círio fluvial


Procissão


corda de promesseiros que envolve a a berlinda durante a procissão

          Fonte: Blog do Renato De tudo um Pouco.




Postar um comentário

 CONHEÇA 7 PESSOAS QUE MORRERAM DE FORMA BESTA De acordo com a Organização Mundial da Saúde, entre as principais causas de morte no pla...