Você sabia que a cerveja não é a vilã da “barriguinha”? E como se guardar corretamente na geladeira? E sabia que ela na verdade é feita de ingredientes naturais como o lúpulo e a cevada que possuem antioxidantes e vitaminas? Para sanar essas e outras curiosidades, reunimos alguns mitos sobre a bebida mais amada pelos brasileiros.
O texto tem a curadoria e assinatura do Sommelier de Cervejas e Coordenador do Curso de Empreendedorismo no ramo cervejeiro da FGV, Tulio Rodrigues.
1. Cerveja deve ser armazenada deitada na geladeira para gelar mais rápido: mito.
A melhor posição para armazenar e gelar cervejas é de pé, para que a superfície de contato do líquido com o ar seja menor.
aline
……………………………………………….
2. Cerveja não deve ser servida muito gelada: verdade.
Quando servida em baixíssima temperatura, a cerveja acaba anestesiando as papilas gustativas da língua. O calor pede cervejas geladas, mas sem exageros.
acervena
……………………………………………….
3. Chope é a mesma coisa que cerveja: verdade.
O chope e a cerveja são, sim, a mesma bebida. A única diferença é que a cerveja passa por pasteurização, um tratamento térmico que garante maior prazo de validade.
trio-mulheres-bebendo
……………………………………………….
4. Cerveja dá barriga: mito.
A cência já comprovou que a cerveja, se consumida com moderação, não é a responsável pelo aumento de peso nem de gordura abdominal. O que engorda não é a cerveja, e sim os alimentos gordurosos que são associados ao consumo da bebida.
zeca_pagodinho_12
……………………………………………….
5. Quem bebe cerveja não tem um estilo de vida balanceado: mito.
Assim como o vinho, a cerveja é feita de ingredientes naturais que têm benefícios cientificamente comprovados para a saúde humana. A cevada, que dá origem ao malte, e o lúpulo são ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais que fazem da bebida uma aliada na dieta balanceada.
shutterstock_61772737-Copy
……………………………………………….
6. O colarinho deve ser bem fino para não desperdiçar o líquido: mito
A espuma do colarinho ajuda a proteger a bebida da oxidação impedindo que entre em contato direto com o oxigênio, além ajudar a manter a temperatura. Dois dedos de espessura é o ideal.
timthumb
……………………………………………….
7. Cerveja é uma bebida de baixa caloria: verdade.
A maioria dos brasileiros não sabe, mas a cerveja é uma bebida de baixa caloria, se comparada com outros bebidas, como o vinho e até o suco de laranja. Uma taça de vinho tem240 kcal, enquanto uma taça de cerveja tem 123 kcal.
1fb19dee89065f960c54
……………………………………………….
8. Cerveja de garrafa é mais gostosa que a de lata (ou vice versa): mito.
O produto é o mesmo, não importa o recipiente, porém, o aroma e sabor podem ser influenciados pelo modo de conservar e resfriar a bebida. O ideal é manter a temperatura constante.a
TchecasProibida
……………………………………………….
9. Não existe copo específico para tomar cerveja: mito.
Para que os diferentes sabores e aromas sejam ressaltados, cada estilo de cerveja pede um tipo de copo adequado. Mas se não tiver o copo ideal, utilize taças de vinho branco.
oktoberfest-gatas-34
……………………………………………….
10. A cerveja é mais saudável que as bebidas destiladas, como a cachaça e o whisky: verdade.
se-divertir-sem-exageros-4
……………………………………………….
É consenso médico e científico que bebidas fermentadas, como a cerveja e o vinho, são mais saudáveis que as destiladas, como a cachaça e o whisky. Isso porque a cerveja tem teor alcoólico menor que as outras bebidas e o álcool é obtido a partir de um processo natural chamado de fermentação, mais saudável, portanto.
fonte:http://www.planetapop.com.br/10-mitos-e-verdades-sobre-a-cerveja/
……………………………………………….