sábado, 13 de junho de 2015

CURIOSIDADES SOBRE O NOSSO PLANETA QUE VÃO SURPREENDÊ-LO

A Terra é o planeta mais extraordinário da nossa galáxia (pelo menos até encontrarmos outro que abriga vida).  No entanto, o que sabemos sobre o nosso planeta ainda é algo que não podemos imaginar. Então, vamos falar um pouco sobre algumas curiosidades do nosso planeta que vão surpreendê-lo:

O LUGAR MAIS SECO DA TERRA

O lugar mais seco do mundo
O lugar mais seco da Terra são os Vales da Morte, uma região da Antártica. Por lá não chove por mais de 2 bilhões de anos. Com exceção de um dos vales, lá não tem nenhum tipo de umidade. Nada de água, gelo ou neve.
Os ventos de até 320 quilômetros por hora que atingem o lugar causam a seca, evaporando toda a água que possa existir por lá.

O VENTO TRANSPORTA 27,7 MILHÕES DE TONELADAS DE POEIRA DO SAARA PARA A AMAZÔNIA

Deserto do Saara
Segundo pesquisas e com o auxilio de satélites, cientistas afirmam que por ano 182 milhões de toneladas de poeira do Saara (maior e mais quente deserto do mundo) viajam 2,5 mil quilômetros até chegar na América do Sul, no entanto 27,7 milhões de toneladas caem sobre a amazônia. O suficiente para encher 105 mil caminhões.

A TEMPERATURA DO NÚCLEO DA TERRA

Temperatura no centro da terra

Segundo pesquisadores a temperatura do núcleo da Terra é de cerca 6.000 graus Celsius. Quase a mesma temperatura que a superfície do sol.
A maior parte do núcleo da Terra é formada por uma esfera de ferro líquido com temperaturas superiores a 4.000 graus Celsius e pressão próximo de 1,3 milhão de atmosferas. Com estas condições, o ferro se torna tão líquido quanto a água dos mares. O ferro volta a solidificar, no centro dessa esfera, onde a temperatura e pressão são ainda maiores.

90% DE TODOS OS VULCÕES DA TERRA ESTÃO DEBAIXO D’ÁGUA

Vulcões debaixo da água dos mares
Segundo uma pesquisa da Universidade de Washington, existem mais de 4000 vulcões por cada milhão de quilômetros quadrado de leito marinho apenas no oceano Pacífico. Mais de um milhão , se incluísse todos os mares. A maior parte esta situada onde as placas tectônicas se separam ou se sobrepõe. Outros surgem nos chamados “pontos quentes”, lugares onde podem estar, ou não, relacionadas com as tais fronteiras entre placas. No entanto, há um alto índice de atividade vulcânica.
Postar um comentário

VIAJE NA HISTÓRIA COM ESTAS 15 CURIOSIDADES ALEATÓRIAS SOBRE O ANTIGO EGITO 1 – O legado arquitetônico deixado pelos antigos egípcios é u...