terça-feira, 19 de maio de 2015

Não tá na hora do cometa Halley voltar?

Há 105 anos, o mundo morria de medo do gás mortífero que o cometa Halley poderia lançar aqui na Terra. Saiba onde o cometa está e quando ele voltará!

Apesar de ser o mais famoso dos cometas brilhantes e periódicos que circundam nosso planeta, o Halley nos visita bem esporadicamente (a cada mais ou menos 75 anos), e a próxima passada por aqui só está planejada para o ano de 2061.
O primeiro registro do cometa é de 240 a.C.! (Reprodução/NASA)
O primeiro registro do cometa é de 240 a.C.! (Reprodução/NASA)
O cometa Halley foi identificado pela primeira vez pelo astrônomo e matemático britânico Edmond Halley, no longínquo ano de 1696. A aparição mais marcante – e polêmica – aconteceu em 18 de maio de 1910, há exatos 105 anos. Foi a primeira vez, por exemplo, que o cometa pôde ser fotografado, devido à então recente invenção da fotografia.
Na ocasião, os astrônomos conseguiram identificar as substâncias que compunham o cometa, entre elas o cianogênio, um gás letal para nós. Imagine o pânico que a notícia causou, né? Mesmo sem internet ou Whatsapp, a informação correu o mundo e gerou pânico em muita gente!
O grande temor de 1910 era de que a cauda do cometa envenenasse a Terra toda (Reprodução/NASA).
O grande temor de 1910 era de que a cauda do cometa envenenasse a Terra toda. (Reprodução/NASA)
Até jornais de grande circulação na época, como The New York Times e San Francisco Call alertaram para o grande perigo que o cometa poderia trazer ao planeta. Felizmente, contrariando as previsões dos pessimistas, Halley passou sem causar nenhum dano à população, apenas um belo espetáculo na forma de chuva de meteoros.
A última vez que o cometa deu as caras por aqui foi em 1986. Já com uma ~expertise~ em assuntos espaciais – o homem havia pisado na Lua pela primeira vez 17 anos antes -, uma frota de espaçonaves foi lançada para acompanhar o cometa de pertinho.
A próxima passagem está programada só para daqui a 46 anos. Isso significa que, neste momento, o Halley está beeeem longe da gente, quase na sua posição mais distante possível da Terra.
Ainda vai demorar 46 anos pro cometar passar por aqui novamente... (Reprodução)
Ainda vai demorar 46 anos pro cometa passar por aqui novamente… (Reprodução)
Na imagem acima, é possível observar o cometa Halley lá longe seguindo sua órbita para longe do sistema solar. Ali no meio está o Sol e os demais planetas circulando em torno dele, inclusive a Terra. Você pode conferir a posição do Halley em tempo real neste site aqui!
fonte:http://forteen.pop.com.br/volta-cometa-halley/

Postar um comentário

CONHEÇA A HISTÓRIA POR TRÁS DE UM DOS BEIJOS MAIS FAMOSOS DO PLANETA Você com certeza já viu a foto acima centenas de vezes, não é mesmo?...