sábado, 30 de maio de 2015

Curiosidades e fatos pouco conhecidos sobre o cigarro

Atualmente é enorme a quantidade de pessoas que fumam e praticamente todo mundo conhece alguém que tenha vicio por tabagismo, a própria OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmam que o cigarro é a maior causa de mortes evitáveis do planeta, mesmo sendo tão popular a grande maioria das pessoas não sabe quase nada sobre o cigarro, resolvemos então acabar com essa lacuna de desinformação e abaixo você conhece algumas curiosidades sobre o cigarro.

Cigarro é o item comercial mais bem sucedido do planeta. Com cerca de US$ 400 bilhões, é uma das maiores indústrias do mundo.

Assim como o tomate, o milho, a batata e o chocolate, o tabaco era desconhecido dos europeus até a descoberta da América.

O tabaco começou a ser cultivado pelo ser humano há 8 mil anos, provavelmente onde hoje é o Peru.

Os povos pré-colombianos fumavam, cheiravam (em forma de rapé) e usavam o tabaco até como supositório.

A palavra tabaco vem de dattukupa, cujo significado é “nós estamos fumando”.

Os índios norte-americanos costumavam fumar o cachimbo da guerra antes das batalhas e o da paz depois das guerras.

O primeiro europeu a experimentar o fumo foi o navegador espanhol Rodrigo de Jerez. Detalhe: ao voltar para a Europa, ele foi preso por três anos por fumar em público.

A planta foi batizada como Nicotiana tabaco em homenagem ao francês Jean Nicot, que enviou as primeiras sementes a Catarina de Médici, então rainha da França…

Oposicionista do fumo, o sultão otomano Murad IV vestia-se de mendigo e pedia uma baforadas nas ruas. Quem dava o cigarro, era decapitado. Acredita-se que em 14 anos morreram 5 mil pessoas.

O teor de nicotina de várias marcas está declaradamente em ascensão. A universidade de Harvard e o Departamento de Saúde de Massachusetts revelou que, entre 1997 e 2005 a quantidade de nicotina nos Camel, Newport e Doral aumentaram, no mínimo, 11%.

Os fabricantes de cigarros dos EUA agora fazem mais dinheiro vendendo cigarros para o resto do mundo do que vendendo para os próprios americanos.

Os cigarros contém arsênio, formaldeído, chumbo, cianeto de hidrogênio, óxidos de azoto, monóxido de carbono, amônia e mais 43 agentes cancerígenos conhecidos.

A Ureia, um composto químico e um dos importantes componentes da urina, é usado para adicionar “sabor” aos cigarros.

Na maioria dos países ao redor do mundo, a idade legal para a compra do tabaco é 18 anos, enquanto no Japão a idade mínima é 20 anos.

Os pesquisadores afirmam que o fumante perde cerca de 14 anos de sua vida, devido ao tabagismo. Esta, todavia, não significa necessariamente que um fumante vai morrer jovem.

Os cigarros podem conter mais de 4000 ingredientes que, quando queimados, também podem produzir mais de 200 ‘compostos’ químicos. Muitos desses ‘compostos’ estão ligados diretamente a danos nos pulmões.

Nos EUA, 22% das mulheres são fumantes contra 35% de homens. Na Europa, a diferença é um pouco maior: 46% dos homens fumam contra 26% de mulheres. No resto do mundo o número de mulheres fumantes é bem menor. Na África, por exemplo, 29% dos homens fumam, contra 4% das mulheres. Na Ásia, 44% dos homens e 4% das mulheres.

A nicotina atinge o cérebro dentro de 10 segundos após a fumaça ser inalada.
Parar de fumar melhora a cicatrização dos tecidos, fator este, muito importante na doença diabética.

O sistema imunológico dos fumantes tem de trabalhar cada dia mais do que os não-fumantes. Como resultado, o sangue dos fumantes contém menos antioxidantes, embora o sistema imunológico possa responder mais rapidamente a ataques de vírus, devido à sua natureza.

Algumas pessoas (principalmente os homens) podem desenvolver um desejo sexual incontrolável por outras pessoas. O “smoking fetish”, chamado cientificamente de “capnolagnia” vai desde uma simples atração visual até o constante desejo de manter relações sexuais em que o fumo esteja presente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 25% dos cigarros vendidos em todo o mundo são contrabandeados.

Fumantes geralmente relatam uma variedade de pós-efeitos, tais como a calma, o relaxamento, a atenção, concentração, entre outros. De fato, o tabagismo vai produzir efeitos diferentes em cada indivíduo, dependendo do que se espera sentir, como uma espécie de placebo.

Contrário ao fumo, o sultão otomano Murad IV vestia-se de mendigo e pedia uma baforadas nas ruas. Quem dava o cigarro, era decapitado. Acredita-se que em 14 anos morreram 5 mil pessoas.

A família de George Washington, o primeiro presidente do Estados Unidos, vivia do cultivo de tabaco.

A indústria de cigarros brasileira Souza Cruz foi fundada em 1903 pelo imigrante português Abílio Souza Cruz. Décadas depois, a empresa foi adquirida pela companhia anglo-americana British American Association (BAT).

Produzido pela Philip Morris, a Marlboro ainda é uma das dez marcas mais valorizadas do mundo.

Acredite se quiser, mas o fumo levou apenas 50 anos para conquistar o mundo.
Os atores de Hollywood recebiam cachês da indústria do cigarro para fumar nos filmes. A prática foi proibida pelo governo dos Estados Unidos.

O cigarro vicia mais fácil que a cocaína.

Cerca de 1,2 bilhões de pessoas são fumantes. O continente com maior número de fumantes é a Ásia.

A maioria dos fumantes é do sexo masculino, com idade entre 18 e 24 anos.

Em 2003, eram consumidos cerca de 5,5 trilhões de cigarros por ano no mundo todo.

Acredite se quiser, mas 30% dos cigarros produzidos no mundo são consumidos na China.

A maioria dos fumantes só consegue largar o cigarro depois de cinco tentativas. Só 3% conseguem na primeira tentativa.

Lista de males provocados pelo fumo: câncer de pulmão, bronquite, infarto do miocárdio, hemorragias cerebrais, tosse persistente, asma, câncer de laringe, câncer do estômago, lesões odontológicas, mal hálito, velhice precoce e impotência sexual

Noventa por cento das mortes por câncer de pulmão são provocadas pelo fumo.

O cigarro matou 6 milhões de pessoas no mundo todo em 2010, 80% nos países em desenvolvimento.

O cigarro é responsável por 15% das mortes de homens e 7% de mulheres.

A cada anos, cerca de 1,2 milhões de chineses morrem vítimas do tabaco.

Os cientistas acreditam que 1 bilhão morrerão em virtude do fumo até o final do século.

O rapé é uma espécie de tabaco ralado para ser cheirado. De origem francesa, a palavra rapé significa “ralado”.

No Brasil, 70% do preço de um cigarro são impostos.


O Dia Nacional de Combate ao Fumo é 29 de agosto.

Além do Brasil, apenas 14 países colocam advertências nas embalagens de cigarros.

FONTE:http://www.linkativo.blog.br/link/curiosidades-e-fatos-pouco-conhecidos-sobre-o-cigarro.html
Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...