segunda-feira, 4 de maio de 2015

Como aprender coisas difíceis sem esforço


Muitas pessoas desanimam durante os estudos por acharem que é algo muito difícil e que não irão conseguir terminar. E se você pudesse aprender qualquer coisa que quisesse, não importa o quão difícil seja, sem muito esforço.


Como aprender coisas difíceis sem esforço

Todas as pessoas nascem com grande capacidade de aprendizado, mas muitos não conseguem aproveita-lá, por aplicarem métodos de estudos ineficientes. Mas com as técnicas de memória corretas e dicas de estudo você poderá aprender mais em menos tempo. Confira as dicas a seguir para aumentar a sua capacidade de memória e estudo: 

Auto-teste


O teste por tentativa e erro é uma das melhores maneiras de recordar o significado das palavras. Durante uma competição de memória na Universidade de Londres, Inglaterra, sem qualquer tipo de treinamento os indivíduos foram forçados a adivinhar o significado de 80 palavras que estavam em lituano. Eles sempre erravam na primeira vez, mas estudos psicológicos mostraram que os erros iniciais, posteriormente, fazem as pessoas se lembrarem do significado correto da palavra. É notavelmente melhor do que se você tivesse estudado a palavra. 

Fazer uma pausa


A importância de fazer uma pausa durante os estudos

Durante os seus estudos você pode facilmente perder tempo, dependendo da maneira que estiver estudando. Na competição de memória em Londres, um dos cientistas também experimentou dar pausas curtas para os participantes durante a tarefa de memorização da palavra, o que lhes permitiu assistir a um vídeo de uma cachoeira, potencialmente permitindo que a informação se aprofundasse na memória. Quando você estiver estudando, certamente vale a pena fazer pausas curtas para garantir que a fadiga não supere suas habilidades naturais.

Compartilhe conhecimentos


Compartilhar conhecimentos melhora a aprendizagem

Encontre alguém que está interessado em seu assunto. Com a consciência de trazer benefício para você e para eles também, através do compartilhamento de informações. Uma pesquisa diz que as pessoas se lembram de apenas 10% do que leem, mas se lembram de 90% do que compartilham ou explicam para outras pessoas.

Estude sem estresse


Fique com a mente relaxada enquanto aprende algo. Estudos dizem que 80% das dificuldades de aprendizado estão relacionados ao estresse. Elimine o estresse e você removerá a maioria das dificuldades.

Encontre um lugar tranquilo


Encontrar um lugar calmo para estudar, como uma biblioteca ou seu próprio quarto é prioridade. A concentração depende muito desses fatores, e nenhuma destas dicas irá adiantar caso você esteja em constante distração com o ambiente ao redor.

Contar histórias


Tente encaixar os assuntos ou palavras que você tem que memorizar, em uma história inventada por você. Por exemplo: vincule as palavras do seu estudo a objetos de um quarto. Agora crie uma história de pessoas que você conhece interagindo com estes objetos no seu quarto. Desta forma, você deve ser capaz de refazer seus passos e lembrar de cada palavra com facilidade. 

Antes de dormir, logo que levantar


Estudar nessas horas é uma boa maneira de fixar conteúdo, por causa das substâncias químicas liberadas pelo cérebro nesses horários.

Faça conexões entre o que você aprende e o que você já sabe


Aprender é um processo conectado, e não individual. Uma maneira excelente de fixar algo novo é conectando isso com algo que você já saiba ou conheça. Por exemplo: ao aprender uma palavra nova em outra língua, você pode tentar conectá-la com um som com que ela se pareça em uma língua que você já conheça, por exemplo.

Reflita sobre o que você aprendeu


Reserve 15 a 20 minutos entre cada sessão de estudo pra refletir sobre o que você acabou de aprender. Essa reflexão sobre o conteúdo, que provavelmente vai fazer você questionar e correlacionar o aprendizado com coisas que já sabe, também ajuda a fixar coisas na memória.

Estas dicas podem ajudar a melhorar seus estudos, sem temer algo difícil de aprender.  Mas como a maioria dos estudantes sabem, o maior obstáculo no aprendizado é a distração, ou seja, a idéia de se bronzear no parque, ligar a TV, sair com os amigos. Portanto dependendo do curso que você gostaria de se formar, terá que sacrificar um pouco do seu lazer, mas que no final, pode ser recompensado.

Fonte: BBCWikiHowGalileu
Postar um comentário

CONHEÇA A HISTÓRIA POR TRÁS DE UM DOS BEIJOS MAIS FAMOSOS DO PLANETA Você com certeza já viu a foto acima centenas de vezes, não é mesmo?...