Conheça a trajetória do humorista Mauro Faccio Gonçalves, o Zacarias

Relembre o jeito caricato do personagem e a carreira de um dos humoristas mais marcantes da televisão brasileira.

Mauro Faccio Gonçalves, já ouviu falar desse cara? Com certeza sim! Talvez você não o reconheça pelo nome real, mas basta imitar uma certa risadinha que você já vai adivinhar. Mauro interpretava o nosso querido Zacarias, de “Os Trapalhões”, e marcou a história do humor brasileiro.
zacarias-globo
Há exatamente 25 anos, Mauro nos deixou devido complicações pulmonares. Até hoje existem controvérsias sobre os reais motivos da morte do ator. (Reprodução/Memória Globo)
Comediante, ator e locutor de rádio: a carreira de Mauro foi muito além das piadas hilárias e do jeito caricato de Zacarias. Muito antes de entrar para o universo humorístico, o mineiro já pegava firme no batente e, como todo bom brasileiro, fazia de tudo para descolar uma graninha no fim do mês. Antes da fama, foi vendedor de sapato, trabalhou em uma fábrica de café, começou a cursar arquitetura e chegou a ser bancário, no Banco de Comércio e Indústrias.
mauro-faccio
Mauro já demonstrava interesse em atuar quando era criança. Três anos depois de concluir seus estudos, tornou-se integrante do Grêmio Artístico Santo Antônio, em Minas Gerais, e estrelou diversas peças que fizeram sucesso pela região. (Reprodução/Acervo “O Trapalhão Zacarias”)
Em 1954, o comediante iniciou sua carreira na Rádio Cultura de Sete Lagoas, fazendo o programa sobre crônicas políticas e cotidianas, “Em Barbosal Era Assim”. Quando mudou-se para Belo Horizonte, Mauro passou a fazer parte dos programas humorísticos da Rádio Inconfidência e ganhou destaque como o melhor radialista, entre 1958 e 1963.
Morando BH, o ator fez sua primeira aparição na TV Itacolomi, no programa “Tribunal de Calouros”. Já em 1963, foi convidado a mudar-se para o Rio de Janeiro e fazer parte da programação da TV Excelsior e depois para São Paulo, participar do programa “Praça da Alegria” – que, como você deve imaginar, é atual “A Praça É Nossa” -, na Rede Record.
mauro-faccio-g
Você nem imaginava que o ator tinha essa cara, né? (Reprodução/Acervo “O Trapalhão Zacarias”)
No começo dos anos 70 – também na Record – Renato Aragão, Dedé Santana e Mussum estrelavam o programa “Os Insociáveis”. Enquanto isso, Mauro, que estava na TV Tupi, era premiado por sua atuação na peça “A Dama do Camarote”. Paralelamente aos programas detelevisão, ele também fazia alguns comerciais, como o do Banco Nacional. Olha aí:

Quando o trio de humoristas mudou-se para a TV Tupi e ganhou o nome de “Os Trapalhões”, Renato Aragão convidou Mauro para fazer parte da equipe e a partir daí você já pode imaginar o que aconteceu. O programa estourou e Zacarias fez muito sucesso, rendendo ótimas imitações até hoje!
zacarias-trapalhoes
Eles ficaram tão famosos, que seus filmes entraram para a lista dos 20 mais assistidos na história do cinema brasileiro. (Reprodução/Geraldo Modesto/Memória Globo)
É por todo esse talento e esse legado humorístico, que Mauro Faccio merece ser lembrado. As piadas e o jeito “inocente” de Zacarias nunca vão perder a graça e basta uma voltinha rápida pelos vídeos do YouTube para ter certeza disso.
Já é possível ter “Os Trapalhões” em DVD.
FONTE:http://deixaqueeumanjo.pop.com.br/conheca-trajetoria-humorista-mauro-faccio-goncalves-o-zacarias/