quinta-feira, 5 de março de 2015

11 alimentos que parecem saudáveis… 

Mas não são!


Que tal aproveitar que hoje é segunda-feira para tentar fazer dessa uma semana diferente?! Vocês já sabem que eu entrei na academia recentemente e já comentei algumas vezes no Youtube que realmente estou tentando mudar a minha alimentação. Claro que não quero fazer nada maluco e radical e óbvio que dou as minhas escapadas, até porque eu amo conhecer novos restaurantes e falar deles aqui no blog faz parte da minha profissão, mas estou tentando, sempre que possível (e na maioria das vezes é possível!) substituir algumas coisas que eu comia com frequência por coisas mais saudáveis e menos calóricas.
Só que eu, provavelmente como muitos de vocês, quando resolvi começar essa troca pra valer, me deparei com muitos alimentos que se dizem extremamente saudáveis e cada vez ocupam mais e mais prateleiras do supermercado… Mas alguns deles são uma farça! Lendo um pouco sobre o assunto e conversando com a minha nutricionista, ficou evidente que várias das coisas que se vendem como opções mais interessantes para o nosso corpo, são na verdade ciladas. Para evitar que você tenha as mesmas dúvidas que eu tive e caia na conversinha low fat que alguns produtos mentirosos contam por aí, fiz uma listinha com 11 coisas que você jamais pode comprar na expectativa de ser mais saudável :)
Manteiga de amendoím com teor de gordura reduzido: desde que todo mundo entrou na onda das dietas de internet, as manteigas de amendoím, de amêndoas e várias outras castanhas viraram febre, porque teoricamente é uma gordura que faz bem para o nosso corpo. Mas pra coisa ficar mais magra, muitas marcas começaram a vender manteiga de amendoím com gordura reduzida e todo mundo se joga, principalmente nas marcas importadas. O problema é que a gordura que vai embora é justamente a que faz bem para o nosso corpo e para manter o sabor maravilhoso, eles colocam na receita muito mais açúcar e sódio… Então comprando a versão light, a gente deixa de ingerir gordura boa e no lugar come mais coisas que fazem mal, ou seja, prefira manteigas de amendoím comuns!
Kani: essa é uma das pegadinhas que eu vejo mais gente cair e fico mais chateada de saber a verdade, porque sinceramente acho kani bem gostoso… Uma pena que ele seja mais ou menos uma salsicha do fundo do mar! Uma simples lida na embalagem já diz que o bastão é apenas uma imitação de carne de carangueijo, mas com um pouco mais de pesquisa e atenção dá pra encontrar ingredientes como: merluza de cauda, merluza polaca, água, amido, óleo vegetal, açúcar, aromatizante natural de caranguejo, sal, adoçante, glutamato monossódico, estabilizantes, corante… E na maioria das vezes ainda contém glúten. Ou seja, pense duas vezes se realmente quer colocar esse caranguejinho de mentira da próxima vez que for fazer salada.
Frutas secas: essa é uma coisa que eu aprendi recentemente e sinceramente fiquei meio triste, porque não gosto muito de comer frutas in natura! Vocês sabiam que só o fato de desidratar uma frutinha já faz com que ela passe a ter o triplo de calorias?? Lamentável, porque é dessa forma que elas passam a ser gostosas, na minha opinião. Isso sem contar quando a gente compra aquelas de pacotinhos que vem com conservantes e algumas vezes até açúcares… Daí não gosto nem de pensar com quantas calorias a bananinha fica!
Mix de castanhas: sempre amei castanhas e definitivamente entendo o hype em torno delas, afinal é um alimento delicioso e cada vez mais as nutricionistas indicam, geralmente a galera come antes de fazer exercícios… Acho que nunca vi tantos mix de castanhas pra vender como vejo agora! Mas alguns deles podem ser perigosos para a nossa saúde. Vários contém sódio e açúcar para ressaltar o gostinho delícia que as nuts já têm e algumas em barrinhas podem conter até mesmo manteiga na composição. Então fiquem espertos na hora de comprar,  prestem atenção na tabela nutricional e se possível, façam o próprio mix! Melhor comprar 100gr de cada tipo e misturar em casa do que não saber exatamente o que tá comendo, né?? Fora que você pode dar preferência para as suas favoritas. Nem preciso falar que essas coisinhas de castanha tem que comer com moderação, porque faz bem pro organismo, mas não vale exagerar.
Isotônicos: quantas pessoas você já viu bebendo  isso mesmo sem ter participado de uma maratona? Aposto que várias! O problema é que geralmente contém muito açúcar e nem preciso falar que vai muito corante na composição.  Concordo que aquela Vitamin Water de pitaya é uma delícia, mas por motivos de ~não quero me entupir de açúcar~, reservo essas garrafinhas apenas para quando estou com virose, porque tem que se exercitar muuuuito pra valer a pena beber uma delas.
Hambúrguers veganos industrializados: se a sua intenção é não comer carne, esses hambúrgueres realmente são uma ótima opção. Mas se você realmente pretende comer algo que faça bem para o seu corpo e seja saudável, fuja de hambúrgueres congelados, se o de carne já não é muito legal, imagina esse que é feito de tudo, menos vegetais fresquinhos e selecionados. Você sabe exatamente o que é proteína vegetal hidrolisada  e proteína vegetal texturizada? Então não coloque isso dentro de você.
Refrigerante diet: o queridinho de quem faz a dieta Dukan! O grande problema de tomar refri diet é que ele realmente contém muito adoçante e muito sódio, acho que ele só deveria ser ingerido pelos diabéticos, sinceramente. Sem falar que como eles são é beeeem doces e cheios de adoçante, seu corpo pode ficar viciado e cada vez você vai desejar com mais força uma latinha de refri.
Iogurte com teor de gordura reduzido: o mesmo problema da manteiga de amendoím, com a diferença que nesse caso existem realmente alguns iogurtes que cumprem o papel de ter menos gordura e ainda assim a mesma ou menhuma quantidade de açúcar, mas não se enganem… Eles não mentiram para você e como resultado, são horríveis #sinceridade. Se o seu iogurte for delicioso, docinho, cheio de sabores mágicos e ainda assim tiver gordura reduzida, desconfie… Desconfie de tudo, basicamente hahahaha é todo um post sobre desconfiar!
Granola: essa é uma coisa que eu só não imprimo e levo pra minha avó ler, porque isso tiraria o espirito da razão dela e os mais velhos têm sempre razão (pelo menos os que já são avós, vai… eles são tão fofinhos hahahaha). Dependendo da marca de granola que você comprar, não vai fazer diferença você comer banana com granola ou banana com aveia e duas colheres de sopa e açúcar… Frustrante né?? Muitas vezes a gente investe dinheiro e desperdiça refeições acreditando que estamos comendo uma granola saudável, mas a maior parte delas são uma bomba calórica que podem adicionar até 600 calorias na sua tigela de leitinho gelado. Se os grãos forem crocantes ou douradinhos demais, reflita.
Activia: você sabia que Activia é feito de fezes humanas? Nem eu, nem ninguém, porque é mentira hahahaha. Mas eu recebi um email falando sobre isso, achei hilário! Eu tento tomar Activia com bastante frequência porque realmente tenho problemas intestinais e conheço pessoas que se dizem super fitness healthy perfect awesome e tudo o que tiver direito, que tomam Activia como se fosse um iogurte qualquer no lanche da tarde, com a desculpa que nunca ficarão inchadas por causa do intestino… Só que elas ignoram que tem muito açúcar na composição do Activia! Nem culpo a marca, porque eles não prometem zero açúcar, não prometem emagrecer, só prometem fazer o intestino funcionar… Mas cuidado galera, não abusa que o negócio não é light assim não.
Chás industrializados: outra coisa que todo mundo resolveu adorar e achar saudável, mas sem fundamento algum! Qualquer pessoa que experimente um chá branco feito em casa e um de latinha vai entender na hora que o de latinha não é nada light e é feito básicamente de essências e açúcar (ou adoçante). Eu sempre amei tomar chá de caixinha, realmente é a bebida que eu mais tomei na vida, acho uma delícia, mas a maioria desses chás faz muito mal e eu definitivamente não quero mais ingerir todo esse açúcar em coisas que não fazem tanta diferença assim… Prefiro tomar água com gelo e limão e deixar a minha cota de colheradas de açúcar para um sorvete ou chocolate de vez em quando, né?!
Acho que o negócio é trocar coisas que não fazem tanta diferença por opções mais saudáveis, assim posso comer alguns docinhos ou friturinhas que eu realmente amo quando estou com vontade, porque sei que estou cuidando do meu corpo na maior parte do tempo!
E você, conhece algum outro alimento que parece saudável, mas é um inimigo querendo se infiltrar no nosso dia a dia? Deixe a dica nos comentários, eu vou adorar ficar sabendo! Espero que vocês tenham gostado do post e fiquem de olho da próxima vez que forem ao mercado
fonte:http://delarosa.com.br/11-alimentos-que-parecem-saudaveis-mas-nao-sao/
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