sábado, 21 de fevereiro de 2015

14 Previsões Feitas a 14 Anos Atrás



Folheando umas revistas, achei uma muito interessante, a revista Super Interessante. Daí achei uma edição que mostrava umas previsões falando o que especialistas achavam que ia acontecer em 14 anos.
Como a revista é de 2001, 14 anos se passaram e estamos aqui no futuro! Vamos ver o que essas pessoas pensavam o que iria ser de hoje. 14 especialistas foram chamados para fazer essa perspectiva para 14 anos.
Os assuntos aborados na revista são: água, ambiente, AIDS, escola, internet, medicina, negócios, pesquisa científica, tecnologia, trabalho, urbanismo, câncer, defesa, e espiritualidade.

Água

Marcos Freitas, diretor da Agência Nacional de Águas
Então vamos começar com a água, que está bem osso aqui em SP e outros estados. Marcos, disse em 2001, como todos os entrevistados, que o Brasil terá uma escassez de água – acertou – e que cada vez mais a água ia se tornar uma mercadoria valiosa. Freitas ainda disse que se os poluidores tivessem pago uma multa, provavelmente os rios Pinheiros, em São Paulo, e o Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro poderiam estar recuperados em 2015. Bom aí o resultado, o Paraíba do Sul está seco e o Pinheiros poluído.
É seca na cantareira
É seca na cantareira

Ambiente

João Paulo Capobianco,  secretário-executivo do Instituto Sócio-Ambiental
Com os problemas de desmatamento sempre crescendo, o secretário executivo João Paulo Capobianco disse que só continuaria crescendo cada vez mais as madeireiras ilegais cortando as árvores no Brasil. E com isso, prejudica a formação de nuvens. Quanto mais desmatamento menos umidade e quanto menos umidade menos nuves, e sem nuvem não tem chuva para abastecer os reservatórios que atende as regiões centroeste, oeste e sul.
Mas esse é só um fator para a falta de água.
Desmatamento na Amazonia
Desmatamento na Amazonia

AIDS

Caio Rosenthal, infectologista do Instituto Emílio Ribas
Caio Rosenthal foi muito otimista com suas “previsões”, falando que hoje poderíamos ter uma vacina contra a AIDS retirado de gênes de pessoas em que o virús não se prolifera, como os de prostitutas africanas, que mesmo muito expostas ao HIV nunca manifestaram os sintomas.
E hoje temos evoluído muito, mas não a patamar de ter a tão sonhada cura da AIDS.
Aids - foto de  Garvin Yao
Aids – foto de Garvin Yao

Escola

Frederic Litto, chefe do Projeto Escola do Futuro
Frederic defende a sua tese de que conseguiríamos ter um diploma de uma faculdade sem ir até ela, com o fato de poder, naquela época, conseguir um diploma de uma faculdade que nem mesmo está em seu continente. Litto mandou bem nessa parte, mas nem todo mundo confia nessas faculs online do Brasil né?!
Continuando, Frederic ainda disse que os professores não precisarão ensinar as materias e sim ensinar como pesquisar a solução mais rapidamente. Litto completa dizendo que o que irá importar será como procurar e achar rapidamente o que precisa e não saber uma informação caso você precise.
Como se você pudesse usar o celular no Show do Milhão.
Professores americanas, 24hrs por dia
Professores americanas, 24hrs por dia

Internet

Jack London, economista e empresário da internet
Hoje a internet é a tecnologia mais presente nas nossas vidas,  Jack London, na época era o cara que mais entendia de internet no Brasil, acertou em tudo o que disse. Jack afirma, assim como o dinheiro evoluiu de conha, pataca de ouro e hoje papel, em 2015 o dinheiro será virtual. Prova disso é o crescimento dos e-commerces, fazendo com que as pessoas ganhem tempo e não precisem sair de casa para comprar as suas coisas.
Compras no e-commerce
Compras no e-commerce

Medicina

Aron Belfer, radiologista e empresário da internet
No campo da medicina temos o “profeta” Aron Belfer, que viajou nas ideia. Primeiro Aron cita que as cirurgias serão feitas através de laser capaz de detectar e distruir um tumor malígno. A viagem continua quando Aron diz que hoje teríamos máquinas pequenas que mediriam nossa temperatura e diagnosticasse a nossa doença sem ter que ir ao hospital e talvez até trata-la. Hoje, graças a internet, podemos fazer uma consulta online, mas no SPC, Serasa, FGTS e tudo mais, porém o médico fica meio dificil confiar nas internets. Mas ele acertou ao dizer que os aparelhos encolheriam e seriam mais caseiros, como o caso dos teste de diabetes que evoluíram muito.
Tecnologia e medicina
Tecnologia e medicina

Negócios

Helio Gurovitz, diretor da revista Negócios Exame
Helio Gurouvitz já foi mais reailista. Sua previsão para hoje foi que com a internet os negócios se expandiriam a nível mundial, fazendo com que as empresas nacionais não “brigassem” mais entre elas e sim com o mundo todo. A internet, hoje, integra não apenas empresas internacionais mas também funcionários internacionais a empresas nacionais, caso o contratante não consiga uma mão de obra melhor no Brasil, ele pode contratar uma pessoa para trabalhar pra ele de qualquer lugar do mundo que tenha internet (dependendo do serviço é claro).
Negócios on line
Negócios on line

Pesquisa Científica

Carlos Vogt, vice-presidente da SBPC
Como sou um especialista científico zica, vou deixar essa de lado.

Tecnologia

Jean Paul Jacob, gerente de pesquisas da IBM americana
A tecnologia evoluiu muito, mais muito mesmo desde 2001, mas não a ponto de chegar um técnico na sua casa dizendo que a sua geladeira está com mal funcionamento e o chip instalado nela avisou a empresa, como imaginou Jean Paul Jacob. Entretanto, Jean Paul disse ainda que iremos estar sempre conectados uns aos outros com um objeto interligado a internet… aí sim seu Paul, não tem como negar. Hoje em dia tem cada vez mais pessoas com seus smartphones que não tira o olho do celular nem para atravessar a rua – se identificou?
O caos acontecendo e você ai no smatphone
O caos acontecendo e você ai no smatphone

Trabalho

André Fischer,  economista da USP
Há muito tempo atrás, já imaginaríamos um mundo com cada vez menos serviços sendo feito por humanos. E não foi longe disso que prospectou André Fischer economista da USP. André disse que em 2015 os cobradores de ônibus, caixas de supermercado, balconistas, recepcionistas seríam substituídos por robôs. Cada vez mais vemos essas funções ficando para trás, como por exemplo: o bilhete de ônibus. As pessoas mal reconhecem a presença do cobrador ali sentado dibas ou aplicativos que com ele você consegue fazer uma compra no mercado.
Humano x Máquina
Humano x Máquina

Urbanismo

Marta Grostein,  especialista em metrópoles
Hoje o urbanismo é muito discutido, seja pelo trânsito infernal das grandes cidades, seja pelo espaço de lazer ou por acessibilidade. Em 2001, Marta Grostein vendo que a população só aumentava e consequentemente o número de carros, “previu” a qualidade do ar que temos hoje. Mas também disse que teríamos menos opções de transporte e menos opções de lazer, bem, aí ainda não está 100% mas é dificil encontrar um lugar que não dê pra ir de transporte público (pelo menos em São Paulo).
Trânsito num dia tranquilo
Trânsito num dia tranquilo

Câncer

Andrew Simpson, coordenador do Projeto Genoma do Câncer
Andrew não achou que teríamos a cura do cancer em 2015, disse “Sim, em 14 anos nós ainda vamos morrer de câncer. Podem chamar de pessimismo. É realismo”, já que mesmo em 2001 não tinha muitos avanços. Porém Adrew conseguiu perceber que nos tempos de hoje conseguiríamos diagnosticar o câncer mais cedo, e com isso agir sobre ele ainda em sua fase inicial e combatê-lo.
O tratamento do cancêr ainda é muito delicado. Alguns casos tem cura e outros não, depende do tipo do tumor e no estágio em que se encontra.
laboratório
laboratório

Defesa

Luiz Paulo Macedo Carvalho, especialista em tecnologia bélica
Luiz Paulo Macedo Carvalho, o cara é o especialista em novidades bélicas do exército nacional e disse o seguinte: “Com ataques precisos e conduzidos a distância contra alvos previamente selecionados, cai o número de baixas, mas aumenta o risco de ocorrer a desintegração do sistema político, por causa dos danos graves nas usinas de energia, nos centros de comunicação e na rede de transportes”. O que nada mais é que os ataques feitos com drones (aeronaves não tripuladas). Hoje muita gente usa os drones para espionagem e até ataques, mais seguro né, vai que alguém te acerta um míssil enquanto você tenta explodir o país dele.
Drone soltando um míssel
Drone soltando um míssil

Espiritualidade

Lia Diskin, co-fundadora da Associação Palas Athena
E por último, mas não menos importante, a espiritualidade. Quem fez as previsões foi Lia Diskin. A prof. Lia, disse que em 2015 estaremos em uma busca espiritual – ohh. Explica que essa busca espiritual seria uma certa visão de compreender a vida e pra isso usaríamos a religião. “Estamos presenciando uma abertura, por parte das tradições religiosas, a um reconhecimento mútuo. Elas não pranteiam um paraíso perdido, mas celebram a possibilidade de ele existir na mente e no coração humanos”. E hoje podemos ver manifestações religiosas bem suaves, não é?
aummmmmmmmmmmmmmmmm
aummmmmmmmmmmmmmmmm
E você? Acha que em 2029, teremos chips implantados no cérebro, cura da AIDS, água pra caralho, comenta ai suas previsões. Falei falow.
fonte:http://www.scrotos.com.br/2015/14-previsoes-feitas-14-anos-atras/
Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...