sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Se você não quer perder sua memória, cuide dos seus dentes!



Pesquisa realizada nos EUA por 18 anos confirmou que a falta de higiene adequada nos dentes é um dos fatores que podem desencadear doenças a longo prazo, tais como demência ou doença de Alzheimer (a forma mais comum de demência). De acordo com o estudo, que foi realizado pelo perito Annlia Paganini-Hill, as pessoas que não escovam os dentes diariamente têm 65% mais chances de desenvolver a doença mental.

Vários estudos já confirmaram que a má higiene bucal está diretamente associada a doenças como diabetes, vascular e acidentes cardíacos como a causa da doença da gengiva (gengivite) as bactérias podem se alojar em outras partes do corpo e predispor um mutos distúrbios.

Paganini-Hill observa que, embora pesquisas anteriores haviam demonstrado que as pessoas com doença de Alzheimer têm uma maior concentração de germes da boca que uma pessoa sem o mal, este estudo encontrou que o acumulado na cavidade oral por bactérias precárias de higiene pode atingir a inflamação do cérebro e causa danos significativos.

O estudo incluiu 5.468 idosos residentes em uma comunidade de aposentados na Califórnia, EUA, que foram acompanhados por cerca de 18 anos. No início, os participantes tinham entre 52 e 105 anos (média 81 anos), e nenhum apresentou sintomas de demência. Todos os entrevistados foram acompanhados sobre seus hábitos de saúde bucal, a condição de seus dentes, e se usavam próteses.

Em rastreamento quase duas décadas depois, a equipe encontrou - por meio de entrevistas, registros médicos e, em alguns casos, a certidão de óbito - que 1.145 foram diagnosticados com demência. O estudo descobriu que as pessoas cuja saúde era pobre, isto é, os dentes não são escovados todos os dias eram 65% mais propensos a sofrer de doença mental, quando comparados com participantes que escovar os dentes três vezes ao dia.

Esta pesquisa confirma o que muitos já haviam comprovado através de estudos científicos: higiene bucal não só ajuda a ter uma boca saudável e um sorriso atraente-lo afasta inclusive várias doenças que podem ser fatais.

Fonte JS / Terra
Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...