sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

5 alimentos mais saudáveis do mundo

Conheças os itens que mais fazem bem ao organismo
Depois de conversar com inúmeros médicos e nutricionistas, o jornal norte-americanoHuffington Post divulgou uma lista com os cinco alimentos considerados mais saudáveis do mundo.
Confira abaixo quais são os itens e incremente no seu dia-a-dia. Seu corpo agradece.

PIMENTA PRETA

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Possui fibras, ação antioxidante e ajuda quem sofre de excesso de gases. Por causa da sua ação potencializadora de ácido clorídrico, também acelera a digestão.
Recomendação: duas colheres de sopa diariamente

MANJERICÃO

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O tempero aromático é rico em ferro, cálcio, vitamina C e potássio. Também possui flavonóides (orientina e vicenina) capazes de proteger as estruturas celulares e os cromossomas contra a radiação e danos relacionados com radicais livres.
Seus óleos voláteis (estragol, linalol, cineol, eugenol, sabineno, mirceno e limoneno) restringem a formação de bactérias indesejáveis. Ele é também uma boa fonte de betacaroteno, um antioxidante que protege as células epiteliais contra danos causados pelos radicais livres. E traz na composição o magnésio, que atua na melhora do fluxo sanguíneo, diminuindo o risco de arritmias cardíacas e de espasmos do músculo cardíaco ou dos vasos sanguíneos.
Recomendação: o tempero não tem contraindicação e pode ser consumido tanto ‘in natura’ como cozido.

PIMENTA CHILI

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Pode não parecer, mas essa pimenta possui três vezes mais vitamina C do que a laranja. A capsaicina, um dos principais compostos da pimenta e que causa a picância, reduz o apetite e aumenta o gasto calórico. Seis gramas queimam cerca de 45 calorias.
A pimenta também contém vitaminas A, B e C, magnésio, ferro e aminoácido. Sem contar que o ácido fólico e o betacaroteno presentes no alimento têm ação antioxidante. O resultado do consumo é amenizar a enxaqueca, pois provoca a liberação de endorfina, analgésico natural que provoca sensação de bem-estar. Quanto maior o sabor picante, maior a endorfina.
Recomendação: cuidado com o excesso, pois pode causar irritação ao trato gastrointestinal. O ideal é não ultrapassar uma colher de sopa por dia.

ARROZ PRETO

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Raridade nos pratos brasileiros, o grão é rico em proteínas, ferro, vitamina E, C e Complexo B, além de possuir antocianina, pigmento antioxidante que causa a coloração escura. Ele apresenta mais fibras que o integral convencional, melhora o funcionamento intestinal, diminui a absorção de gordura e colesterol e causa maior saciedade que o arroz parboilizado. Em farelos, esse grão pode ser adicionado a vitaminas ou leite.
Recomendação: Como todos os alimentos ricos em fibras, o excesso pode atrapalhar a absorção de vitaminas e minerais. Portanto, não ultrapasse a quantidade de três colheres de sopa por dia.

DAMASCO

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A fruta possui betacaroteno, que melhora a imunidade e evita danos à visão. É também rica em cálcio, potássio, magnésio, ferro e vitaminas B1, B5 e C. Com poderes laxantes e diuréticos, é indicado para pessoas com prisão de ventre e retenção de líquidos.
Recomendação: apesar de não possuir contraindicações, não abuse da fruta desidratada, pois possui bastante calorias. A dica é comer 100 g por dia.
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