quarta-feira, 17 de dezembro de 2014




5 alimentos que você não comeria se soubesse como são feitos


Já ouviu dizer por aí que a “ignorância é uma dádiva”? Bom, se você achava essa a frase mais sem sentido da vida, vai começar a perceber o quanto é sábia depois de conferir a matéria de hoje. Isso porque você vai descobrir como alguns alimentos comuns e aparentemente são feitos e o quanto todos eles podem ser nojentos.
Muitos, aliás, é provável que você nunca tivesse experimentado, caso soubesse a forma como são feitos. Duvida?
Então confira a lista abaixo e nos conte, no final, se ainda pretende continuar comendo essas iguarias:

1. Aspartame

negao me arrancou
Essa é uma das substâncias mais tóxicas que existem no mundo e que são consumidas hoje em dia. Aliás, para quem não sebe, o aspartame é o ingrediente principal da maioria dos adoçantes artificiais, daqueles usados em dietas; mas está presente também em mais de 4 mil outros produtos industrializados. O grande problema com essa substância é que ela é derivada da bactéria E.Coli, responsável por, literalmente, excretar (ou defecar, se ficar melhor para entender) esse líquido adocicado.

2. Kanikama (ou Kani)

mais vale um na mao do que dois no sutian
Essa espécie de embutido de frutos do mar é, na verdade, uma mistura de inúmeros ingredientes e não parece nada legal para a saúde, depois que se descobre qual é seu processo de fabricação. Isso porque, para conseguir o produto, é preciso uma pasta de peixes brancos (normalmente cavala, bacalhau e pescada), corantes e aromatizantes para tudo ficar com sabor de caranguejo.
A mistura, então, é lavada várias vezes e passa por um processo de choque térmico, onde é aquecida e resfriada. Quanto tudo isso vira um gel, é adicionado amido e mais aromatizantes, clara de ovo, sal, açúcar, conservantes, corantes e outros ingredientes a perder de vista. No final, tudo é colocado em blocos e congelado.

3. Patê

pate
Claro que isso aqui não tem anda a ver com aqueles patês caseiros, em que a dona de casa controla o que entra e o que não entra na receita. Mas, no caso dos produtos industrializados, os patês podem ser nojentos, uma vez que costumam ser elaborados a partir de vísceras e de diversas outras partes de animais. Além disso, para ficar na consistência que todo mundo conhece, é preciso grandes quantidades de farinhas, temperos, leite, conservantes e por aí vai. Aliás, o patê mais chique e caro do mundo, o Foie Gras, é, na verdade, uma “gororoba” feita de fígado de pato!

4. Chouriço

joinha joinha chupetao
A maioria das pessoas que não perdem a oportunidade de degustar esse embutido, provavelmente, não sabe que essa iguaria é feita de sangue de porco coagulado, envolto nas tripas do animal… e tem gente que ainda acrescenta triturados de cabeça e miúdos. Tenso, não?
Depois de asseadas as tripas, elas ficam de molho por um tempo. Daí o sangue fresco do suíno é misturados com alho, cebola, açúcar, sal e orégano e vai à fervura. O próximo passo, então, é rechear as tripas, com a ajuda de um funil. A terceira etapa é cozinhar esse embutido por 30 minutos.

Gelatinas

suruvem
Embora sejam alimentos livres de colesterol e bastante indicado pelos médicos para prevenir a osteoporose, as gelatinas também guardam segredos atormentadores sobre seu processo de produção. Isso porque esses alimentos são feitos à base de tutano, uma substância extraída da raspagem do couro e dos ossos de bovinos; de onde a indústria extrai o colágeno, responsável por 90% de sua composição.
Para a fabricação, os fabricantes recebem carcaças com, no máximo 24 horas depois do abate, que são lavadas com ácido. O produto extraído dessa matéria-prima, então, fica de molho em uma solução de cal por até 10 semanas.
Em seguida, tudo isso é fervido a uma temperatura de 145 ºC e depois resfriado, para ficar sólido. A fase final é responsável por saborizar o produto e transformá-lo em outros tipos de doces.

FONTE>http://purocurioso.com.br/curiosidades/5-alimentos-que-voce-nao-comeria-se-soubesse-como-sao-feitos.html
Postar um comentário

VIAJE NA HISTÓRIA COM ESTAS 15 CURIOSIDADES ALEATÓRIAS SOBRE O ANTIGO EGITO 1 – O legado arquitetônico deixado pelos antigos egípcios é u...