terça-feira, 19 de agosto de 2014

10 bibliotecas mais bizarras do mundo

Um dia desses encontrei um livro que falava que a paz e a prosperidade de uma cultura eram relacionados a quantas bibliotecas existem nela. Talvez, com o advento da internet, isso seja um pequeno exagero, mas uma cultura que não valoriza suas bibliotecas não valoriza seus ideais, e sem ideais, bem.. onde estaríamos, afinal?
Falando em Biblioteca, encontramos 10 bibliotecas mais “bizarras” do mundo, veja:

1 - Biblioteca em um Busão

bibliotecas malucas
Por incrível que pareça, essa é aqui do Brasil, onde um cobrador de ônibus, o sr. Antonio da Conceição Ferreira, 42 anos, é um exemplo de como um pouco de cooperação e generosidade podem fazer uma grande diferença na vida das pessoas. Há mais de 11 anos, ele foi inspirado por seu amor pela leitura para transformar o ônibus onde ele trabalha em uma pequena biblioteca. Morador de Brasília, Antonio oferece cerca de 15 títulos em uma prateleira dentro do ônibus todos os dias e empresta esses livros para os passageiros que pegam a linha. Além de ser uma distração para ajudar a passar o tempo, a biblioteca móvel é uma forma de oferecer cultura para as pessoas. Quando ele começou, Antonio carregava uma caixa de papelão cheia de livros para o ônibus e escreveu os nomes dos passageiros que os levaram. Hoje, ele já não se importa se as pessoas devolvem ou não os livros – a ideia é que os livros sejam passados de pessoa para pessoa. Além disso, Antonio sonha em expandir o projeto para todas as linhas de ônibus do Distrito Federal.

2 – Biblioteca Mailbox

bibliotecas malucas
A funcionalidade dessa biblioteca é mais fácil do que você pensa. Tudo que você precisa é de uma caixa de correios grande e um monte de livros para montar uma pequena Biblioteca Gratuíta, um estoque de livros na frente da sua casa que permite que você compartilhe o seu amor pela leitura com a comunidade. Atualmente existem mais de 400 pequenas bibliotecas livres em operação em 24 estados e oito países – de acordo com um dos idealizadores do projeto, Rick Brooks. Se você quiser encontrar uma, o site  littlefreelibrary.org  mantém um mapa de locais de bibliotecas. Quer começar sua biblioteca? Eles também têm instruções sobre como solicitar ou construir a Mailbox perfeita para ser a sua Biblioteca. Ideia brilhante não?

3 – Cabine da Leitura

bibliotecas malucas
Quando a British Telecom queria retirar uma cabine de telefone vermelha - que era um ícone de uma cidade no sul da Inglaterra – os moradores entraram em ação. A cabine telefônica tornou-se uma das menores bibliotecas do mundo, onde até hoje é cuidada por voluntários. A biblioteca Westbury-sub-Mendip está aberta 24 horas por dia.

4 – Biblioteca Mula (Biblio-Mulas)

bibliotecas malucas
Em 2009, nas montanhas do estado de Trujillo, Venezuela, a Universidade del Valle Momboy começou um serviço incomum – biblio-mulas. Uma maneira diferente de tornar uma biblioteca móvel para levar livros para os filhos de camponeses da região.

5 - Booth Biblioteca

bibliotecas malucas
Instalada no bairro Nolita em Nova York em 2013, esta unidade de prateleiras ao ar livre temporária funciona como uma biblioteca. O projeto foi feito por uma empresa de design venezuelana como parte de um concurso que selecionou 10 designers para construir bibliotecas livres no centro de Manhattan.

6- Biblioteca ao ar livre

bibliotecas malucas
Em 2012, o artista italiano Massimo Bartolini desenvolveu uma biblioteca pública ao ar livre para um festival de arte belga.

7 – Biblioteca em forma de Livro

bibliotecas malucas
Esta é a única biblioteca “convencional” da lista, mas o que a torna única é a sua fachada. Este projeto inovador foi criado para inspirar o povo de Kansas City para lerem mais. E deu certo.

8 – Tanque de Guerra Biblioteca

bibliotecas malucas
Essa é da Argentina. Apelidada como “A Arma de Instrução em Massa,” pode parecer um tanque de guerra, mas na verdade é uma biblioteca móvel pacífica. A obra de arte / veículo tem uma função muito especial, bombardear o povo de comunidades rurais e cidades com livros gratuitos - cerca de 900 livros. O criador do “tanque”  vê seu trabalho como uma missão: “contribuir para a paz através da literatura. “.

9 - Bibliomotocarro

bibliotecas malucas
Antonio La Cava, um professor italiano aposentado – depois de 42 anos de ensino, decidiu que poderia fazer ainda mais para espalhar o amor pela leitura para crianças. Então, em 2003, ele comprou uma moto usada e fez uma modificação geral para criar uma biblioteca portátil que abriga mais 700 livros. Ele está viajando no “Bibliomotocarro” desde então.

10 - Biblioteca de Praiabibliotecas malucas

Surf. Sand. Biblioteca … espera, biblioteca ? Sim, você ouviu direito. Herman Kompernas construiu uma biblioteca na praia do resort búlgaro no Mar Negro, e abasteceu com mais de 2.500 livros em 10 idiomas. Hóspedes são convidados a emprestar os livros (de graça) para que outros possam ler. Esta pode ser uma das bibliotecas mais relaxante do mundo.

Todas são geniais, mas, na minha opinião a Biblioteca Mailbox é maravilhosamente interessante! E você, querido leitor, qual a biblioteca que você achou mais “bizarra” e/ou interessante? Compartilhe a sua opinião conosco abaixo nos comentários.
FONTE:http://mundopocket.com.br/as-10-bibliotecas-mais-bizarras-do-mundo/


Postar um comentário

CONHEÇA A HISTÓRIA POR TRÁS DE UM DOS BEIJOS MAIS FAMOSOS DO PLANETA Você com certeza já viu a foto acima centenas de vezes, não é mesmo?...