quinta-feira, 12 de junho de 2014

6 dicas para se adaptar ao mercado de trabalho do Futuro

Você pode estar em um bom emprego e se sentir totalmente adaptado ao mercado de trabalho atual. Mas, será que essa realidade vai durar até a próxima década?
O que fazer para manter amanhã o sucesso conquistado hoje? Confira as dicas de três especialistas do mercado. Confira o que eles disseram:
1 – Visão generalista
Amplie o foco de atuação, mesmo que você já seja especialista em um assunto. Olhe para os lados, entenda onde você se situa e descubra o funcionamento dos outros departamentos da sua empresa. Adquira conhecimentos não necessariamente ligados ao seu trabalho.
2 –  Faça autogestão do conhecimento
Não espere ouvir do seu chefe que você precisa estudar determinado assunto, prepare-se de antemão e preencha eventuais lacunas na sua formação profissional, recomendam os especialistas consultados.
3 –  Esteja aberto para lidar com outras culturas
Diversidade e multiculturalidade. Estes dois conceitos dão o tom do mercado de trabalho do futuro, segundo os entrevistados.
Esteja aberto para trabalhar com pessoas diferentes de você, em todos os sentidos. As diferenças enriquecem o pensamento.
4 –  Estude outras línguas
Uma das grandes deficiências atuais dos profissionais brasileiros é a falta de domínio do inglês. Nesse sentido, o Brasil está perdendo para outras economias, como China, Índia e Rússia que têm muito mais profissionais fluentes no idioma.
Se essa é já é uma demanda hoje, para o futuro é urgente. E só falar inglês não basta. Profissionais fluentes também em outros idiomas, como o espanhol, por exemplo, têm mais chances de se destacar.
5 –  Prepare-se para outros modelos de entrevista de emprego
Uma maneira de se antecipar às mudanças do mercado é olhar para a realidade atual de outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, entrevistas de emprego por telefone ou videoconferência já são bastante comuns.
6 –  Acostume-se ao trabalho remoto e em equipe
Uma nova forma de trabalho que tem se estabelecido é remota, móvel e com equipes distribuídas em diferentes locais.
Já há gestores coordenando equipes espalhadas em outros países e em dez anos isso tende a ser mais aguçado. E nesse sentido disciplina, organização e comunicação são fundamentais para conquistar resultados nesta modalidade de trabalho. Adapte-se.
Fonte: Exame
Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...