quinta-feira, 1 de maio de 2014

Descubra o que realmente causa a Cárie!

descubra o que realmente causa a carie 300x159 Descubra o que realmente causa a Cárie!
Muita gente vai falar que a causa da cárie é o comer muitos doces. Uma dieta com alto teor de açúcar promove realmente a formação de cáries. No entanto, o açúcar em si não é o verdadeiro culpado por trás das cáries.
 O que causa realmente as cáries é a formação de bactérias que vivem na boca digerindo restos de carboidratos deixados nos dentes quando você come. Esses restos podem ser provenientes de açúcares refinados encontrados em biscoitos, doces e outras guloseimas.
Mas também podem vir de alimentos saudáveis, como cereais integrais, legumes e frutas. Quando digerem esses carboidratos, as bactérias presentes na boca produzem um ácido que combinado com a saliva forma a placa.
E é a placa (e não o açúcar) que conduzem ao aparecimento de cáries. A placa começa a formar-se após cada refeição e, se não for eliminada frequentemente, pode corroer o esmalte dos dentes, resultando em pequenos orifícios à sua superfície.
Estes orifícios marcam a primeira etapa da formação das cáries, podendo causar muito dano se não foram tratados. Eventualmente, o ácido e as bactérias podem corroer outras camadas dos dentes, como a dentina, e inclusive chegar aos vasos sanguíneos e nervos, causando muita dor, sensibilidade e abcessos.
Resumidamente, o açúcar é apenas um dos muitos carboidratos que pode contribuir para a formação de cáries, mas isso não quer dizer que você deva trocar a sua maçã por guloseimas. Além dos muitos benefícios para a saúde que uma dieta rica em vegetais pode oferecer, os tipos de alimentos que você consome são importantes para a saúde oral.
Alguns alimentos, como doces, pastilhas e outras guloseimas, podem ficar presos nos sulcos e fendas dos dentes, contribuindo para a formação de placas e, consequentemente, cáries. Frutas e iogurte, por outro lado, são facilmente dissolvidos na saliva, oferecendo assim menos risco de formação de placa.
Ví no LiveScience
Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...