segunda-feira, 3 de março de 2014

Canivete Suíço – 122 anos de história


Em algum momento da sua vida você deve ter se deparado com um carinha como esse aqui:
 Canivete Suíço   122 anos de história
Ai deve ter se perguntado: Mas por que “canivete suíço”?
Pois bem, nos idos de 1891 o exército suíço adquiriu rifles que necessitavam de uma bela manutenção. Foi ai que tiveram a bela ideia de criar um equipamento versátil para seus soldados utilizarem enquanto estivessem a serviço.
Karl Elsener um dono de cutelaria da época, foi convocado para o desafio. Foi ai então que teve a genial ideia de desenvolver uma pequena faca retrátil que também dispunha de dois equipamentos indispensáveis para um soldado da época: Uma chave de fenda para manutenção do rifle e um abridor de latas para poderem se alimentar das rações em conserva em campo de batalha. Sucesso garantido! Todo soldado do exército suíço passou dai em diante dispor da sua própria faca com diversas utilidades.
 Canivete Suíço   122 anos de história
Karl Elsener
Com o passar dos anos o equipamento saiu da exclusividade do exército e começou a ser comercializado em todo o país. Elsener formou então a Vitorinox com o nome em homenagear sua falecida mãe, Vitória.
Disputa comercial
Quase que na mesma época  Paul Boechat e Cia uma outra cutelaria suíça também conseguiu um contrato com o Exército Suíço fazendo assim rivalidade com a Vitorinox. Algum tempo depois a  Paul Boechat e Cia. foi comprada pelo então ministro Theodore Wenger em 1897, nomeando a empresa paraWenger e produzindo o mesmo equipamento.
Grande salto
A coisa só começou a ir pra frente com a Segunda Grande Guerra. Os soldados americanos ao voltar pra América procuravam por um souvenir europeu que fosse interessante para mostrar para os colegas e familiares foi ai então que o Canivete Suíço caiu como uma luva (hahaha) . Com a comercialização do equipamento para vender para o então grande país do grande continente o Canivete Suíço se tornou um ícone, podendo ser comprado com facilidade.
macguiver Canivete Suíço   122 anos de história
Foto meramente ilustrativa de um dos maiores fãs do Canivete Suíço
Com o passar dos anos o equipamento foi sempre ganhando outros apetrechos para satisfazer a necessidade de seus clientes, contando inclusive atualmente com um pendrive, pasmem de 1 Tera!
29440 Canivete Suíço   122 anos de história
Para finalizar em 2006 a Wenger para comemorar a história desse utilitário centenário, lançou uma versão comemorativa com TODOS os apetrechos da história da empresa! Ao todo 84 equipamentos.
 Canivete Suíço   122 anos de história
E ai? Você usaria um desses?
Fonte:http://extremistas.org/2013/05/20/canivete-suico-122-anos-de-historia/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+extremistasmoderados+%28ExtremistasModerados%29
Postar um comentário

NOVIDADES SOBRE O TRANSPLANTE DE CABEÇAS: ELE TERIA SIDO FEITO EM CADÁVERES Você se lembra daquele papo do médico que pretende realizar ...