quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Dicas importantes para melhorar sua memória

A memória é uma atividade mental direcionada para preservar, armazenar e reproduzir informações. Tudo o que é pouco utilizado ou sem relevância é descartado para dar lugar a novas experiências. O processo de envelhecimento e a correria do dia a dia podem comprometer o funcionamento correto da memória. Será que é possível melhorá-la? Do que ela depende?



Segundo o psicólogo Michael Zanchet, com a adoção de pequenos hábitos saudáveis é possível reverter o quadro, alguns exercícios simples estimulam o cérebro e melhoram o desempenho das tarefas cognitivas.

Tenha uma boa noite de sono- A relação entre sono e memória é um assunto intensamente pesquisado, e está bem claro que o primeiro tem uma função significante na formação da segunda, uma boa noite de sono realmente pode melhorar sua memória a longo prazo.. Basicamente, alguns estágios do sono são bons em ajudar a formar tipos diferentes de memórias. Então, memórias declarativas (coisas como fatos e conhecimento) são melhorados pelo sono de ondas lentas (sono profundo), enquanto memórias implícitas (lembranças de longo prazo que não requerem pensamento consciente, como andar de bicicleta ou amarrar um sapato) são melhoradas pelo sono REM. Em resumo, o que se pensa é que quanto melhor é o seu sono, melhor é a sua memória.

Leia mais- Há quem diga que a memória é como um músculo, que cresce sempre que exercitado. Realmente, os especialistas confirmam que a memória funciona cada vez melhor se for treinada. Mas a capacidade de armazenar informações está ligada principalmente a dois fatores:
1) Capacidade física do cérebro de absorver e reter informações.
2) Capacidade de organizar informações complexas durante o processo de aprendizagem e isso está diretamente ligado à inteligência. 
A leitura é uma das melhores maneiras de estimular a memória. Experimente fazer resumos do que você lê e tenha sempre um livrinho de palavras cruzadas à mão.


Mude sua rotina- Saia do automático, que tal testar um novo caminho para ir para o trabalho? Pegar um cinema em vez de ir direto para casa? Testar um restaurante novo? Cozinhar um prato diferente para o jantar? Novidades em geral fazem bem à memória.

Alimentação- Algumas vitaminas são essenciais para o bom funcionamento da memória como a tiamina, o ácido fólico e a vitamina B12, que podem ser encontradas em pães, cereais, legumes e frutas. A água também é indispensável, pois a desidratação pode levar à confusão e outros problemas de pensamento.





Coloque sua cabeça para funcionar- Ao entrar numa sala onde esteja muita gente, tente determinar quantas pessoas estão do lado esquerdo e do lado direito. Identifique os objetos que decoram a sala, feche os olhos e enumere-os. Tente adivinhar quem está ao telefone antes de perguntar quem é, apenas pelo timbre da voz. Antes de dormir, escolha a situação mais importante do dia e reconstrua mentalmente em detalhes, logo ao acordar remonte seu sonho. Ao ouvir uma palavra diferente, pense em outras cinco começando com a mesma letra, escreva uma lista de supermercado e faça toda a compra sem olhar pra ela (conferindo apenas no final). Enfim, dê trabalho para seu cérebro, use a criatividade, tudo é válido para exercitar os neurônios.

Sinal Vermelho!

Evite:
  • Tensão. É impossível memorizar algo se estiver tenso. Para relaxar prenda a respiração e vá soltando devagar.
  • Remédios milagrosos. Não há medicamentos ou produtos químicos com atividade comprovada para aumentar os coeficientes da memória, o melhor remédio ainda é o treino.
  • Remédios prejudiciais. Alguns medicamentos que induzem o sono, analgésicos, calmantes e antidepressivos, atuam no cérebro e interferem no circuito da memória.
  • Ansiedade. De forma intensa pode provocar o chamado “branco”, uma alteração temporária da memória. Além disso, angústia e ansiedade prejudicam a memorização, pois podem provocar a perda da capacidade de realizar uma tarefa e prestar atenção em outra, a chamada “atenção dividida” (Ex.: anotar a matéria enquanto memoriza o que o professor diz).
  • Mau funcionamento do organismo. A memória não é um fenômeno isolado do organismo, faz parte de todo um sistema, por isso é fácil influenciá-la negativamente, assim como é fácil beneficiá-la. Tudo depende do mau ou do bom funcionamento do organismo.
  • Sobrecarga. Organize sua rotina, os lapsos de memória podem estar relacionados à sobrecarga de atividades.
  • Ingestão de bebidas alcoólicas.Também fique longe do cigarro.
  • Fonte:http://www.pontobs.com/2014/01/dicas-preciosas-para-melhorar-sua.html
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