quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Como economizar dinheiro para realizar um sonho!

Infelizmente, a maioria dos sonhos custa dinheiro. Talvez a palavra ideal não seja “infelizmente”, e sim “inconvenientemente”, porque dinheiro é um assunto complicado, mas é pior ainda se o usarmos como desculpa para não conseguirmos realizar algo. A verdade é que, mesmo se você ganhar pouco, ainda assim é possível conquistar seus sonhos, mas é preciso ter planejamento, foco e determinação.
economizar dinheiro sonho planejamento
Em primeiro lugar, pergunte-se: qual é o seu sonho? Qual desejo vive em sua mente há tempo suficiente para você ter certeza que precisa realizá-lo? Pelo que vale a pena sacrificar algumas coisas para investir no que realmente importa pra você? Seu sonho é ir ao show do seu artista favorito? Ou é comprar uma câmera profissional, um carro, um sofá novo? É fazer um curso, faculdade, pós graduação? Tudo o que você mais quer é ter um casamento dos sonhos? Decorar a casa? Ou é viajar, dar a volta ao mundo, morar em outro país? Seu sonho pode ser um desses ou qualquer outro, pode custar menos ou mais, mas se o que te impede de realizá-lo agora for a falta de dinheiro e você não sabe por onde começar, aí vão algumas dicas:
Foco, foco e mais foco
Talvez você seja um sonhador e tenha em mente vários desejos, mas um deles provavelmente deve ser mais importante do que os outros. Se todos os seus sonhos dependem de dinheiro para serem realizados, fica mais difícil guardar o valor suficiente para executar todos ao mesmo tempo. Pare para refletir: se você não está conseguindo fazer acontecer nenhum dos seus objetivos, talvez seja melhor focar em um de cada vez e realizá-los aos poucos, ao invés de continuar não alcançando nenhum, concorda?
Abra uma poupança
A primeira coisa que você precisa é de um lugar para colocar o dinheiro que será juntado. A poupança é a maneira mais simples e fácil de guardar, não tem complicação para movimentá-la e nela o seu dinheiro rende.
Anote os gastos
Quem não é fã de organização vai achar esse passo chato, mas ele ajuda, e muito. Abra o Excel no computador e faça uma planilha mensal com seus gastos, todos eles: compras pessoais, mercado, presentes, passeios, contas etc. Coloque o dia, o que você comprou ou pagou, o preço e quanto sobrou na sua conta. Anote também quando você receber o salário ou algum dinheiro extra, para conseguir visualizar o que entra e o que sai. Ao final de cada mês, analise a planilha e veja quais gastos você poderia ter evitado, o que pode diminuir nos meses seguintes e também as compras das quais se arrependeu (acontece). Some e veja quanto você poderia ter economizado. Tenha como objetivo no próximo mês guardar essa quantia a mais.
Anote os gastos economizar dinheiro
Depósito mensal mínimo
Faça as contas, veja quanto você pode se comprometer a destinar à poupança todo mês e calcule em quanto tempo, guardando essa quantia, você chegará ao valor que precisa. É importante ter esse valor fixo e eu recomendo que você faça a transferência assim que receber o seu salário, assim o resto do mês é organizado já sabendo que não poderá contar com aquele valor. Se você deixar sempre para guardar “o que sobrar”, vai acabar não guardando nada, ou muito menos do que deveria. É fundamental ter em mente que esse depósito é um compromisso tão importante como qualquer outra conta que você tenha a pagar e que você terá que adaptar sua vida financeira a isso. Sempre que sobrar algum valor a mais, guarde-o, mesmo que já tenha feito o depósito mínimo.
Evite as modinhas
As coisas da moda são atraentes e é difícil resistir a elas, mas se você tem um objetivo precisa aprender a definir o que é prioridade. Quando se trata de roupas, sapatos e acessórios da moda, a maioria são modinhas passageiras: você compra, paga um preço alto, a tendência dura poucos meses e depois que passa os itens ficam esquecidos pra sempre no seu armário. Se você costuma se render à moda, pode estar desperdiçando bastante dinheiro nisso sem perceber. Tente controlar o impulso de comprar tudo o que você vê nas revistas e blogs e invista em coisas duráveis. Você fará uma grande economia.
Faça trocas
Troque a academia por andar ao ar livre e compre pesinhos e colchonetes para fazer exercícios em casa. Aprenda a fazer suas próprias unhas ao invés de ir ao salão toda semana. Deixe de almoçar fora alguns domingos e faça um almoço em casa. Sempre que possível, vá a pé ou de bicicleta para não ter que pagar estacionamento em todos os lugares que vai. Essas pequenas trocas, se somadas, economizam uma quantia considerável.
faça as unhas em casa economizar dinheiro
Renuncie
Você precisa sair para lugares caros todo fim de semana? Necessita de uma roupa nova a cada festa que vai? Assiste tanto a televisão para precisar de todos os canais disponíveis na tv a cabo? Certas coisas podem ser cortadas sem grandes prejuízos, mas você as mantém por luxo ou costume. Você não será infeliz se renunciar a algumas coisas, então veja de quais supérfluos da sua vida você pode abrir mão. Mas claro, procure manter o equilíbrio. Não abdique de tudo o que te faz bem porque de nada adiantará você passar meses ou anos sendo infeliz enquanto espera realizar seu sonho.
Alternativas para gastar menos
Existem vários artifícios disponíveis para conseguirmos preços menores e descontos em diversos tipos de produtos e serviços, mas nós não os usamos por pura preguiça ou comodidade. Livros podem ser encontrados em sebos por um preço muito menor que o das livrarias. Os sites de compra coletiva têm descontos em tudo quanto é segmento (restaurantes, tratamentos de beleza, viagens, eletrônicos…). Coisas que são super caras no shopping você encontra no mercado livre ou eBay por muito menos. Você pode economizar um bom dinheiro também se mudar algumas coisas do dia a dia, como ir para o trabalho de carona (ou dar carona e dividir a gasolina), levar comida de casa, economizar energia tomando banhos mais rápidos, apagando a luz e diminuindo a potência da geladeira e esperar as liquidações para comprar roupas, eletrodomésticos, eletrônicos e outras coisas que não são urgentes.
Dinheiro extra
Você tem algum talento ou sabe fazer algo bem? Aproveite para ganhar algum dinheiro com isso! Você pode oferecer trabalhos de revisão ou tradução, dar aulas particulares ou consertar computadores. Fazer doces, salgados, bolos, cupcakes ou usar sua habilidade manual para decorar peças como caixas ou quadros e vendê-las. Pode cantar ou tocar em festas ou bares. Há inúmeras coisas que você pode fazer no seu tempo livre ou nos finais de semana para render algum dinheiro. Mas, claro, o que você ganhar com isso precisa ser guardado além do valor fixo que você já economiza, afinal é um extra!
ganhe dinheiro extra economizar realizar sonho
Pesquise
Durante o período que você passará economizando, esteja sempre de olho nos preços, veja o quanto eles variam, onde estão as melhores ofertas. Mesmo quando você já tiver dinheiro suficiente para dar entrada ou pagar o valor total para realizar seu sonho, não compre no primeiro lugar que encontrar. Pesquise novamente os valores, compare, pechinche. Você lutou e esperou muito por isso e sabe o valor do seu dinheiro, além de ter informação suficiente para saber o que é justo e o que não é.
Postar um comentário

CONHEÇA A HISTÓRIA POR TRÁS DE UM DOS BEIJOS MAIS FAMOSOS DO PLANETA Você com certeza já viu a foto acima centenas de vezes, não é mesmo?...