quinta-feira, 21 de novembro de 2013


Afinal, o que são Bitcoins?


Se você ainda não ouviu falar sobre Bitcoins, pode ter certeza que irá muito em breve. Saiba de uma vez por todas o que é essa moeda virtual.
O que são Bitcoins
Existem vários sites tentando explicar o que são Bitcoins então vamos tentar ser o mais breve e direto ao ponto possível. Bitcoin é um sistema econômico alternativo que usa moedas digitais e que se auto-regula com base em um sistema de mineração informatizado, criptografia de chave pública e um arquivo que registra todas as transações feitas. É uma solução para o futuro do dinheiro digital. É possível, por exemplo, enviar BTCs para seu filho que está nos EUA rapidamente e sem as altas taxas de banco.
Ultimamente a moeda tem valorizado bastante e um dos grandes motivos é que cada vez mais a moeda é aceita no “mundo real”. Em Berlim você pode usá-la em cafés, bares e restaurantes. Em São Paulo você consegue arrumar sua bicicleta e ainda tomar uma cerveja.
Hoje 1 BTC está valendo US$ 600. Sete meses atrás, US$ 80. Se você for analisar gráficos dos preços de venda, verá que ela é bem instável (apesar de só ter subido ultimamente). A alta no preço das moedas reflete uma maior demanda por elas, que são limitadas – só existirão 21 milhões de Bitcoins no mundo. Atualmente 12 milhões estão em circulação, com previsão de que as 21 milhões estejam ativas até 2040. Tudo isso pra evitar aquela frase “basta imprimir mais dinheiro, ora”. Ou seja, tudo indica que o Bitcoin veio pra ficar.
Veja o infográfico abaixo:
infográfico bitcoin
Bitcoins são mais ou menos como o ouro. Como o metal precioso, elas têm que ser ‘garimpadas’ na internet através de usuários de uma aplicação gratuita que libera bitcoins em troca de um esforço computacional na resolução de problemas matemáticos complexos, que ajudam a verificar e divulgar todas as transações. Trata-se de uma medida de segurança que visa impedir que uma bitcoin seja gasta duas vezes. Tecnicamente, qualquer um pode se tornar um minerador e ganhar bitcoins, mas com o tempo os problemas se tornam mais difíceis e apenas equipamentos especializados e de alta capacidade podem ajudar a resolvê-los. Supercomputadores são usados para isso.
Você pode comprar Bitcoins diretamente de pessoas através do LocalBitcoins ou em “casas de câmbio”, como a CoinBase (dentre outras várias opções).
Você pode também ganhar Bitcoins gratuitamente, todos os dias.
Ao adquirir Bitcoins, as moedas ficam arquivadas em uma “carteira digital” na forma de códigos de 64 caracteres cada. Você pode manter sua carteira no computador (Bitcoin-QT é uma boa opção), online (blockchain) ou até mesmo impressa em papel (bitaddress). Através dessas opções você consegue enviar e receber moedas, mas tome cuidado ao escolher as empresas ou pessoas com quem fará negócio em BTC, já que as transações são irreversíveis e a única opção no caso de algum engano é esperar que o outro lado da linha devolva os seus fundos.
o que são bitcoins
Uma curiosidade: o criador (ou criadores) do Bitcoin possui o nome de Satoshi Nakamoto, e ninguém sabe quem ele é…
A fonte dessa matéria e maiores informações você pode encontrar nessa extensa e completa matéria que o Gizmodo fez.
Postar um comentário

CONHEÇA A HISTÓRIA POR TRÁS DE UM DOS BEIJOS MAIS FAMOSOS DO PLANETA Você com certeza já viu a foto acima centenas de vezes, não é mesmo?...