quinta-feira, 14 de novembro de 2013

10 ALIMENTOS QUE PARECEM SAUDÁVEIS PARA CRIANÇAS, MAS NÃO SÃO!
















Barrinha de cereais, leite de soja e peito de peru são apenas algumas opções que você compra pensando na sua saúde e na saúde dos seus filhos. 

Mas tais alimentos, apesar aparentarem ser altamente nutritivos, têm que ser consumidos com cuidado e moderação.

Conheça aqui 10 alimentos que, à primeira vista, parecem totalmente saudáveis e boas opções de alimentação para as crianças, mas que na verdade não são tão saudáveis como se pensa.

1. Barras de cereais 

As barras de cereais prometem fornecer uma ótima opção para o lanche das crianças porque são práticas de armazenar e contêm fibras – nutrientes que aumentam a sensação de saciedade, dão energia e ajudam no funcionamento do intestino e na absorção de gorduras. Pelo menos isso acontece em teoria.
No entanto, especialistas alertam que muitas das barrinhas de cereais que existem no mercado são, na verdade, ricas em açúcar e sódio. Para saber se a que você compra é assim, compare os ingredientes que estão no rótulo. O que vem primeiro é o que está em maior quantidade, então procure marcas em que a fibra esteja no começo da lista.

2. Suco de caixinha 

Algumas bebidas, também chamadas de néctar de fruta, têm até mais açúcar do que os refrigerantes, além de uma quantidade grande de sódio, substância que, em excesso, pode sobrecarregar os rins e aumentar as chances de a criança ter pressão alta no futuro. Os corantes e aromas também aparecem no suco de caixinha (inclusive nos de soja). 

3. Peito de peru 

Apesar de ser visto uma boa alternativa às carnes vermelhas, ambas têm a mesma quantidade de sódio e gordura porque são uma mistura de carne e pele do animal. Para conservar o produto, as indústrias usam geralmente nitritos e nitratos, substâncias químicas que, segundo algumas pesquisas, podem causar câncer se consumidas por muito tempo.

4. Sobremesa láctea 

As sobremesas como os suissinhos, fazem sucesso com as crianças porque são docinhas e saborosas. Mas não se engane pela aparência de iogurte, uma vez que têm bem menos quantidade de cálcio – um mineral essencial ao crescimento e fortalecimento dos ossos, dentes e cabelos. Além disso, esses produtos são gordurosos e têm pouca proteína. 

5. Leite de soja 

A soja é classificada como um alimento saudável, mas nem sempre é uma boa ideia oferecê-la às crianças. Isso porque pode ser tão alergénica quanto a lactose, presente no leite de vaca. Alguns especialistas até questionam o nome “leite”, já que ele não oferece os mesmos nutrientes, nomeadamente aminoácidos e cálcio. Se o seu filho tem intolerância à lactose, você já encontra bebidas com adição de cálcio.

6. Bisnaguinha 

Ela é molinha e fofinha graças a uma enorme quantidade de gordura hidrogenada! Esse tipo de pão é feito de farinha branca e açúcar, ou seja, tem poucos nutrientes e nada de fibras. Não faz mal oferecê-lo uma vez por semana, mas, nos outros dias, opte pela versão integral ou de forma. 

7. Frozen yogurt 

Eles parecem saudáveis devido ao termo iogurte, que tem pouca gordura e é fonte de cálcio. Realmente são uma boa opção, mas só se a marca de frozen usar realmente iogurte na sua fórmula.

8. Cereal matinal

Já reparou no que sobra no saquinho quando acaba o cereal? Sim, é verdade... açúcar puro. Pode ser uma boa fonte de energia, já que cada grão do cereal é um grão de milho, mas apenas e só isso. Ainda assim, há opções sem açúcar (em geral, destinadas a adultos).

9. Empanados de frango

Apesar de parecer carne de frango, o empanado é aquilo a que os nutricionistas chamam de compensado, uma mistura de ingredientes nada nutritivos, com partes de frango, pele, farinha e leite em pó. Então, mesmo que você faça assado em vez de frito, ele não é saudável. Para piorar, o que dá gosto à mistura é o glutamato monossódico. 

10. Produtos light e diet 

Se você tinha a impressão de que poderia consumi-los sem restrições, deixe de pensar nisso! Nas crianças, os produtos diet e os light são indicados apenas em casos de obesidade e diabetes. Achar que eles podem ser consumidos à descrição é um erro já que têm menos açúcar e gordura. [Crescer]

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