quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Os 10 maiores aviões da história




1 – Zeppelin-Staaken R.VI


Fonte da imagem: Reprodução/BBC
Considerado como a maior aeronave da Primeira Guerra Mundial, o Zeppelin-Staaken R.VI era um bombardeiro biplano quadrimotor da esquadra alemã. Feito de madeira, cada avião requeria uma tripulação em terra de 50 pessoas para fazê-lo voar.

2 – Dornier Do X


Fonte da imagem: Reprodução/BBC
Mais uma aeronave da frota alemã, o Dornier Do X era uma espécie de barco voador da qual foram fabricadas apenas três unidades no final da década de 20. Grande e extremamente pesado — com 56 toneladas —, este avião contava com 12 motores para tirá-lo do solo, e podia transportar até 100 passageiros.

3 – Tupolev ANT-20


Fonte da imagem: Reprodução/BBC
De fabricação soviética, este enorme avião contava com oito motores, estação de rádio, laboratório fotográfico e até cinema. Destinado para propaganda do governo de Stalin, o Tupolev ANT-20 foi considerado como a maior aeronave da década de 30.

4 – Boeing B-29 Superfortress


Fonte da imagem: Reprodução/BBC
Além de ser o maior avião da Segunda Guerra Mundial, foi o Boeing B-29 Superfortress que transportou as bombas nucleares que arrasaram Hiroshima e Nagasaki, a serviço da Força Aérea dos EUA. Este bombardeiro ficou em circulação até o final da década de 60 e contava com cabine pressurizada, metralhadoras que disparavam por controle remoto e sistema central de controle de fogo.

5 – Hughes H-4 Hercules


Fonte da imagem: Reprodução/BBC
Desenvolvido por Howard Hughes — um excêntrico industrial norte-americano — na década de 40, o H-4 Hercules, também conhecido como “Spruce Goose”, foi um enorme hidroavião com quase 98 metros de envergadura e 67 de comprimento. Embora tenha sido projetado para fazer parte da frota da Força Aérea dos EUA, ele realizou apenas alguns poucos voos.

6 – Convair B-36


Fonte da imagem: Reprodução/BBC
Projetado para servir em missões de paz, o Convair B-36 foi o primeiro bombardeiro — que contraditório! — intercontinental da História, contando com uma variada coleção de motores a jato e propulsores para tirar esta enorme aeronave do chão. Com um raio de ação de 8 mil quilômetros, o B-36 tinha uma envergadura de 70 metros e media mais de 49 metros de comprimento.

7 – B-52 Stratofortress


Fonte da imagem: Reprodução/BBC
De fabricação da Boeing, o B-52 era um enorme bombardeiro subsônico que, até hoje, é considerado como um dos maiores jatos da História. A aeronave conta com oito motores poderosos, e participou ativamente de todos os conflitos nos quais os norte-americanos se envolveram. Este versátil avião faz parte da frota da Força Aérea dos EUA desde meados da década de 50, e deve ser mantido em atividade até 2040.

8 – Tupolev Tu-160


Fonte da imagem: Reprodução/BBC
Famoso por ser a aeronave de combate mais pesada do mundo, o Tupolev Tu-160 — de fabricação russa — conta com 275 toneladas e é o maior avião do mundo de geometria variável, ou seja, com asas cujo ângulo em relação à fuselagem pode ser alterado durante o voo.

9 – Boeing 747


Fonte da imagem: Reprodução/BBC
Também conhecido carinhosamente como Jumbo, o Boeing 747 foi, durante quase quatro décadas, o avião que transportou o maior número de passageiros do mundo, graças à sua capacidade máxima para acomodar 585 pessoas. Hoje, esse recorde pertence ao Airbus A380, que pode transportar 850 passageiros!

10 – Antonov An-225


Fonte da imagem: Reprodução/BBC
Com 84 metros de comprimento e capacidade para transportar cerca de 250 toneladas de carga, o Antonov An-225 — também conhecido como “Cossack” — é a maior aeronave já construída. De fabricação ucraniana, existe apenas um deste cargueiro comercial em atividade
  • Fonte:BBC / naominta.com
Postar um comentário

TALVEZ DESCONHEÇA SOBRE OS BURACOS NEGROS 1 – Eles não foram descobertos por Einstein Apesar de muita gente associar a descoberta dos ...