quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Bulldog Inglês – um cão para se apaixonar!


Bulldog Inglês – um cão para se apaixonar!

Bulldog Inglês – um cão para se apaixonar!

No Brasil tem crescido – e muito! – a adoração das pessoas por essa raça. Nesse artigo você vai entender os motivos disso.
O Bulldog Inglês é um cachorro que tem conquistado uma legião de fãs. Em geral, as pessoas apontam 4 razões para gostar muito dele:
  1. Vivem bem em lugares pequenos
  2. Não necessitam de muito exercício
  3. Gostam de crianças e companhia
  4. Têm pelo curto e precisam de menos banho e tosa do que outras raças
Pronto! Taí uma raça pela qual muita gente vai se apaixonar. Veja as seguir um pouco mais de detalhes sobre os bulldogs ingleses.
Atenção: se você prosseguir será por sua conta e risco.  A responsabilidade caso você se apaixone é inteiramente sua, ok?

buldogue_ingles-1

Origem:
Não se sabe, com exatidão, onde a raça se originou. E como os primeiros registros da raça apareceram na Inglaterra, o cão ficou conhecido como inglês. Por isso o sobrenome “Inglês”.
No início – pasmem! – eles eram utilizados em combates envolvendo touros e cachorros; daí o nome Bull (de touro) + dog (de cachorro).

Tipo físico
Claro que por essa época o animal era bem diferente do que é hoje.  Ele era ainda mais forte, encorpado e disposto fisicamente.
Mas com a proibição dos combates o bulldog inglês passou a ser usado em rinhas caninas e quando estas também foram proibidas ele passou a servir de animal doméstico.
Daí ocorreu a grande transformação física que resultou no animal que conhecemos hoje.
Sua estatura é baixa mas trata-se de um cachorro bastante largo – chegam a pesar até 25 quilos.
Com o focinho curto e achatado, o bulldog inglês têm dificuldade de respiração, se cansam facilmente e têm problemas com calor excessivo.
Outra particularidade da raça é que a quase totalidade dos partos é feito em cirurgias cesarianas – sim, é raro um parto normal de uma cadela da raça.

Dica: quer saber quantos anos seu Bulldog Inglês vai ficar ao seu lado? Leia nosso post sobre quantos anos um cachorro pode viver. Vc vai se surpreender com as coisas que podem diminuir a vida de seu pet. Sim, na maioria delas você é o responsável!

bulldog ingles 4

Temperamento
Como já foi dito ele adora crianças e companhia. Mas engana-se que isso seja uma coisa eventual. O bulldog inglês necessita de companhia.
Por isso nem pensar em ter um pet desses se você não puder dar-lhe atenção. Ele vai sofrer com certeza.
São cães que gostam de brincar e são carinhosos. Dificilmente eles latem.

Doenças comuns
Além de problemas respiratórios, o bulldog inglês costuma sofrer com dermatites e assaduras, sendo por isso recomendável que eles vivam num lugar fresco e arejado.
A limpeza das dobras de sua pele é recomendável sempre, e você pode fazer isso com água e sabão neutro.
A obesidade é comum, por isso é importante uma dieta balanceada e exercícios físicos – ainda que em quantidade limitada e sem muito esforço.
Faça caminhadas brandas, de preferência em terrenos planos, e sempre sem o calor excessivo – bem cedinho, pela manhã, ou ao final da tarde, são os melhores horários.
Por causa do focinho curto o bulldog inglês necessita de cuidados especiais. Veja nosso artigo sobre cães braquicefálicos e entenda quais cuidados são esses.
Ah, caso você tenha ou deseje ter um cão dessa raça, você tem que ler também nosso artigo sobre hipertermia - fique atento aos seus sinais e evite uma morte prematura de seu cachorro.

buldogue_ingles-2

Preço
O preço de um bulldog inglês, em  canis respeitáveis varia muito. Pode ir de R$ 1.500 a até quase R$ 4.000.
Postar um comentário

 CONHEÇA 7 PESSOAS QUE MORRERAM DE FORMA BESTA De acordo com a Organização Mundial da Saúde, entre as principais causas de morte no pla...