quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Água do mar potável em garrafa portátil com Puri

YNK15 – A principal preocupação em kits de emergência para casos de naufrágios é como manter os náufragos hidratados para situações em que exijam ficar muito tempo a deriva, ou seja, ficar muito tempo em estado extremo onde ao mesmo tempo se tem o infinito de água ao seu redor e não se pode consumi-la. Uma equipe de designers desenvolveu uma simples garrafa portátil, chamada Puri, que é capaz de transformar água do mar em água potável.
Existem muitas maneiras de remover o sal da água do mar, como por exemplo, utilizando pressão de vapor e evaporação, porém, esses métodos dependem de grandes equipamentos e com certeza não poderiam ser integrados em um bote salva-vidas. O que esse grupo de designers fez foi desenvolver uma garrafa portátil que é capaz de filtrar a água do mar apenas por um sistema de bombagem manual. Basicamente a pessoa coloca a água salgada dentro da garrafinha Puri e então basta bombar através de uma alavanca que fica no centro da garrafa e através dessa ação a água salgada vira potável. Parece muito simples certo? Nós também achamos ser fácil demais para ser verdade. Bom, o que importa é que a equipe desenvolveu o projeto (vídeo abaixo) e vai concorrer ao IDEA Design Awards, tipo um Oscar do design. A fonte é Drinkable Sea Water.
Segue o vídeo promocional da garrafa Puri em ação (com uma historinha e tudo):
agua-do-mar-potável-em-garrafa-portátil-Puri-01
agua-do-mar-potável-em-garrafa-portátil-Puri-02
agua-do-mar-potável-em-garrafa-portátil-Puri-03
Postar um comentário

VIAJE NA HISTÓRIA COM ESTAS 15 CURIOSIDADES ALEATÓRIAS SOBRE O ANTIGO EGITO 1 – O legado arquitetônico deixado pelos antigos egípcios é u...