segunda-feira, 8 de julho de 2013

Porque orientais tem olhos puxados

Na moral, você podia explicar isso sabendo biologia.


Aposto que todos que pelo menos já viram TV se perguntam por que que os nossos companheiros amarelos orientais tem os olhinhos puxados. Não só viram TV né, você já quando criança quando olhava um coleguinha que tinha o olhinho diferente dos outros já começava a se perguntar " por que ele é assim ?

Saiba por que os orientais têm olhos nesse formato Foto: Getty Images

A  explicação dá se em fenômenos da natureza e seguimentos biológicos, há muito tempo atrás, 10 mil anos atrás. O corpo Humano assim como todo o resto da natureza é feito para se adaptar, e, como todo ser vivo, vive para procriação. Para chegar a procriação o indivíduo precisa no mínimo estar vivo não é ? Então, para ficar vivo é que surgem tais adaptações, mutações genéticas e todo tipo de mudança fisiológica/comportamental.


O mundo antigo não tinha climas temperados e mansos como os que temos hoje na maioria dos lugares. Claro que hoje temos aqueles lugares mais frios e outros mais quentes, mas a questão é que antigamente era tudo muito mais extremo, as florestas eram mais densas, por isso era mais úmido e também mais quente, onde era frio não tinha civilização avançada para fazer abrigos, era frio com força.

Antropólogos, Historiadores e Arqueologistas por meio de pesquisa científicas, chegaram a conclusão de que os Mongóis deram origem a todos os povos orientais que se tem hoje, visto que eles são possuidores do nome de primeira grande comunidade oriental que existiu, no decorrer do desenvolvimento da civilização. Isso quer dizer que genéticamente, todos os orientais tem traços mongóis. É como dizer que todos os brasileiros tem sangue de português e índio.
Entendido isso, é uma questão prática entender que os olhos puxados são uma adaptação natural. Os Mongóis vinham de terras extremamente frias e que nevavam o tempo inteiro, nunca deixava de ter neve no chão, no ar, e os ventos eram cortantes. Os olhos são sensíveis a claridade. Esquiadores usam oculos em formato de fenda hoje em dia para combater a reflexão do sol na neve, que é como a reflexão do sol no papel A4, só que pior.Quando você olha para algo muito claro, reflexivamente fecha os olhos.
Por ter neve em toda a parte, 85% da paisagem natural dos mongóis era literalmente "branco", o sol refletia constantemente sob as camadas de neve cobrindo o chão e os mares, e fatalmente, pessoas que viviam nesses ambientes, caso não se previnissem, teriam problemas de visão. Naquela época não existia óculos, ou eles mantinham o olho aberto ou morriam para a guerra ou animais silvestres.

Então, por seleção natural, geração por geração foi morrendo e sendo reposta por novas gerações, cada uma com o olho mais puxado, mais fechado, que é um olho naturalmente protegido contra a intensidade dos ventos e da luz do sol refletida no terreno gélido e branco da neve.

Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...