terça-feira, 9 de julho de 2013

O corpo, da pura arte a


 aberração humana


humano-homem-leonardo-da-vincipostSeja por questões culturais, estéticas, religiosas ou bélicas, a História nos mostra que o ser humano sempre fez modificações no seu corpo. Procurou dar a ele outras formas que fogem de sua natureza, sejam elas por imposição cultural ou por mero prazer, sem qualquer justificativa racional.

Claro que ter determinada parte do corpo perfurada por um piercing ou marcada por uma tatuagem, por exemplo, faz parte da necessidade humana de se mostrar enfeitada ao seu núcleo social. Homens e mulheres desde sempre usam artifícios pictóricos para se apresentar mais belo perante o sexo oposto. Assim, nada de novo no reino da Dinamarca. O que pega é o exagero e a obsessão.
Muitas dessas modificações do corpo são verdadeiras obras de arte como body painting ou algumas tatuagens. Outras são recursos estéticos para quem busca um corpo perfeito conforme os ditames da moda, assim como a procura por implantes de silicone ou malhação em academias.
Outras, porém, são verdadeiras aberrações e talvez até um desrespeito com o corpo humano. São deturpações estéticas, sociais e psicológicas que podem levar à morte, como a anorexia e o uso abusivo de  “bombas” (anabolizantes) na musculação. Vamos a algumas delas então
Body paintingBody painting - Também conhecida como maquiagem artística, a pintura corporal é hoje considerada uma modalidade de arte cujos produtos cosméticos são aplicados diretamente no corpo, de forma a estabelecer a perfeita harmonia entre a anatomia humana e a arte visual, onde o belo e o erótico se fundem num fascinante turbilhão de cores e formas. Acredita-se que esta tenha sido a primeira manifestação artística do homem.
TatuagemTatuagem – É hoje uma das formas de alteração do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo. Tecnicamente é um desenho feito pela aplicação subcutânea de pigmentos através de agulhas.
Implantes de mamasImplantes de mamas - O aumento de mamas ou mamoplastia é uma das cirurgias mais populares no mundo da cirurgia plástica estética.
AnorexiaAnorexia - É na verdade um transtorno psicológico que leva a vítima ter uma percepção distorcida em relação ao próprio corpo, se sentido gorda mesmo após perder muito peso. Se não for tratado, leva à morte.
MusculaçãoMusculação – Geralmente, as pessoas que procuram uma academia para fazer musculação têm como objetivo ganhar massa muscular, reduzir peso, definir e delinear o corpo. É uma atividade física saudável, desde que se respeito o seu limite e, principalmente, que não se use as tais “bombas”. O uso obstinado de anabolizantes, além de causar sérios problemas à saúde, já levou muitos à morte.
corset de treinamentoTight lacing - Em português, laço apertado. Os praticantes do tight lacing são chamados de tightlacers, e a técnica consiste em utilizar um“corset de treinamento”, que é apertado na região da cintura gradativamente. Este corset é usado às vezes durante 23 horas por dia e sua compressão pode chegar até 10 cm numa mesma peça.
Dentes serrilhadosDentes serrilhados – Muitas vezes os dentes são serrilhados por motivos meramente estéticos. Mas em outros casos é pura loucura, com o objetivo alcançar uma aparência mórbida.
Implante artístico (3D)Implante artístico (3D) - Na chamada de implantação artística em 3D, a técnica consiste em implantar totalmente qualquer objeto sob a pele. O objetivo é formar um relevo, algo como uma “escultura”.
Bifurcação da línguaBifurcação da língua – Esta é uma das mais recentes modificações do  corpo. O processo consiste em cortar a língua ao meio diretamente para baixo do centro. Uma a língua é dividida, é possível ter 2 delas independente uma da outra.
Human brandingHuman branding - Este talvez seja o mais doloroso processo de modificação corpo. Em outras palavras, é a mesma técnica que se usa (ou usava, não sei) para marcar gado e cavalos. O ferro é aquecido suficientemente  e aplicado no corpo, resultando em queimaduras de terceiro grau
Escarnificao9_Escarificação – No processo de escarificação do corpo, os desenhos são formados pela cicatrização dos ferimentos resultantes do corte da pele. Dizem que dói um pouco mais do que o processo convencional de tatuagem.
Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...