segunda-feira, 15 de julho de 2013

Conheça a Voyager 1, o objeto mais distante no Universo feito pelo homem.



O ser humano já enviou sondas, telescópios e diversos objetos na imensidão do Universo, mas você sabe qual está mais distante da Terra?
voyager 1
Lançada no espaço em 5 de Setembro de 1977, a sonda Voyager 1 é hoje o objeto criado pelo homem que está mais distante da Terra, a 17.922.521,702 quilômetros de distância, levando 16 horas e 10 minutos para que sua luz chegue à Terra. Coincidentemente, também é o mais rápido, viajando a uma velocidade de 61.400 Km/h. Uma importante característica da Voyager 1 é o fato dela ser uma “cápsula do tempo”. Se futuros exploradores (ou quem sabe habitantes de outros planetas) encontrarem a sonda, irão encontrar também o “Voyager Golden Record”.
voyager golden record
Criado em uma era anterior aos computadores, anexo a parte exterior da Voyager 1 há um disco de ouro contendo 115 imagens (anatomia humana, processo de gestação, paisagens naturais, etc) e diversos sons da natureza como surf, vento e trovões, pássaros, baleias e outros animais, 90 minutos de músicas e uma variedade de músicas étnicas e saudações faladas em 50 línguas diferentes. As saudações vão desde o idioma Akkadian que era falado na Suméria seis mil anos atrás até Wu, um moderno dialeto chinês. O disco está protegido por um revestimento de alumínio, junto com um cartucho e uma agulha, além de instruções (em forma de símbolos) explicando a origem da sonda bem como tocar o disco. O grande Carl Sagan estava envolvido no projeto.
Apesar de ter sido fabricada com tecnologia dos anos 70, a sonda continua em perfeito estado operacional enviando dados para três estações de rastreamento, informando que o transmissor continua operacional, mesmo após alguns dos componentes terem sido desabilitados. A sonda está programada para gerar combustível por mais 5 anos, mas pode durar mais uma década.
No dia 14 de Fevereiro de 1990 a Voyager 1, prestes a sair do Sistema Solar, virou sua câmera (que era menos poderosa do que uma simples câmera de celular hoje em dia) para a Terra por uma última vez e tirou 60 fotografias de uma distância de 4 bilhões de milhas. Cada pixel levou 5 horas para chegar na Terra, dessa que pode ser considerada uma das imagens mais poderosas da história da humanidade.
voyager 1 pale blue dot
A Voyager 1 é o maior explorador já feito pelo homem, com uma jornada pela imensidão do espaço e enviando notícias da sua caminhada longa e solitária. Se por algum motivo a humanidade não sobreviver, sondas como a Voyager 1 ficarão como um testamento por milhões de anos, fazendo uma declaração profunda: “Por pelo menos um momento em nossa curta história nós superamos os obstáculos e probabilidades não favoráveis e projetamos nossa inerente curiosidade e necessidade de descoberta no Universo. Nós estávamos aqui.”
Postar um comentário

TALVEZ DESCONHEÇA SOBRE OS BURACOS NEGROS 1 – Eles não foram descobertos por Einstein Apesar de muita gente associar a descoberta dos ...