quinta-feira, 11 de julho de 2013

A ORIGEM DA PIPOCA


A Coca não nos patrocina ;_; AINDA

 Esses dias eu estava pensando: "Cara, quem inventou essa tal de pipoca foi um gênio"...Daí pensei de novo: "Espera, mas quem inventou isso, deve ter sido acidental!"

Daí fui pesquisar sobre o fato e descobri que ninguém descobriu, de fato!

E aí? você sabe qual é a origem da pipoca?
Não?
Então confira agora com o Panic Geek qual foi a origem da pipoca!



POR QUE A PIPOCA ESTOURA?

Antes de mais nada, vamos explicar como a pipoca estoura!


O processo de estourar a pipoca é mais simples do que você pensa :D
O interior do grão está cheio de água e se você esquenta o grão, esta água se torna vapor e cria-se pressão dentro do grão.
Por não ter por onde sair, o vapor estoura o grão de dentro pra fora, tornando-o pipoca!

Simples, fácil e rápido :D

ONDE SURGIU A PIPOCA?

Não se sabe ao certo aonde a pipoca surgiu ou por quem ela foi inventada, porém há indícios de que ela nasceu na América a mais de mil anos atrás.

Quando os Europeus atracaram na costa Americana, eles descreveram a pipoca como um salgado à base de milho, que o indígenas utilizavam tanto como alimento, quanto como enfeite para o cabelo ( será que é o formato de flor? XD)


Arqueólogos já encontraram sementes de pipoca no Peru ( sem maldade hein?) e também no estado de Utah nos Estados Unidos, provando que a pipoca já era um alimento de muitos povos da América!

O que se sabe é que os indígenas mais primitivos costumavam estourar a pipoca na própria espiga de milho, tempos depois, a pipoca era estourada dentro de uma panela de barro com areia dentro!

PIPOCA NO BRASIL

Segundo a Wikipédia: "Pipoca" originou-se do termo tupi pï'poka, "estalando a pele" , formado pela junção de pira (pele) e poka (estourar) . "Pororoca" originou-se do termo tupi poro'roka, gerúndio de poro'rog, "estrondar" .

Vale lembrar, que a pipoca não foi uma descoberta do Brasil e a descrição acima só vale para nós, pois em outros países ela tem nome diferente, como por exemplo nos EUA que se chama POP CORN! 

POR QUE A PIPOCA É VENDIDA NO CINEMA?

Já parou pra pensar no por que de vender pipoca no cinema?
Pois é, até pra isso temos história pra contar!

A pipoca já era vendida em feiras e parques nos Estados Unidos no fim do século XIX, E o nosso querido Cinema nasceu no final deste período!
Os vendedores de pipoca então, resolveram levar seus carrinhos para a frente do cinema e as pessoas aderiram ao sacos de pipoca assistindo a um filminho.
O grandes donos dos cinemas da época faziam cara feia para a pipoca, pois segundo eles a pipoca tirava a atenção das pessoas do que realmente importava, que era o filme. Mas todo mundo sabe que isso não é verdade e até hoje a gente come a pipoca vendo trailer, e termina antes mesmo do filme começar. XD

Durante a grande depressão, a pipoca em relação a outros produtos,  era muito barata e com a sua popularização, esta rendeu bons frutos para agricultores em dificuldade!

Popular no mundo inteiro, a pipoca contém alta quantidade de proteína, além de sais minerais importantes para a nutrição, como ferro e cálcio.

E aí? já ficou com fome?
Então que tal estourar uma pipoquinha e assistir a um filminho bacana hein? ;D
Postar um comentário

CONHEÇA A HISTÓRIA POR TRÁS DE UM DOS BEIJOS MAIS FAMOSOS DO PLANETA Você com certeza já viu a foto acima centenas de vezes, não é mesmo?...