quarta-feira, 19 de junho de 2013

Por que picada de mosquito coça?

 Qualquer coceira que sentimos é uma reação do nosso corpo contra alguma substância estranha que entrou em contato com o organismo. É uma sensação desagradável que nos mantém afastados do perigo. A razão não importa, pode ser uma planta como a urtiga, um remédio ou uma picada de mosquito.
O culpado da coceira não é do mosquito e sim uma reação imunológica do nosso próprio organismo. Quando um mosquito dá uma picada ele injeta junto com a saliva, anestésicos, anticoagulantes e outras substâncias que nosso corpo não reconhece. Assim que percebe substâncias estranhas, nosso sistema imunológico entra em alerta enviando para o local afetado células “sentinelas” chamadas mastócitos que liberam histamina. A culpa da coceira é da histamina que eleva a circulação de sangue no local, deixando a pele avermelhada e inchada, causando a coceira e trazendo mais células de defesa para o local.
A coceira é uma grande aliada, pois aumenta ainda mais a circulação de sangue no local deixando a pele ainda mais vermelha. Como o sangue que migra para o local, o trabalho do sistema de defesa do organismo fica muito mais fácil. O problema é que coçar muito um local pode desencadear uma infecção local por causa das bactérias que naturalmente vivem embaixo de nossas unhas. Algumas pessoas têm reações mais graves que outras, têm gente que nem sente nada quando o mosquito pica. Em um caso alérgico mais grave, a pessoa precisa tomar um anti-histamínico para controlar a ação da histamina no organismo.
 
A histamina é a grande culpada pelo inchaço, vermelhidão e coceira causados pela picada do mosquito!
Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...