domingo, 2 de junho de 2013


É possível viajar no tempo?

Quem nunca imaginou viajar no tempo? A vontade de saber como será o futuro daqui alguns anos ou de voltar ao passado já deve ter passados pela mente de muitas pessoas, mas afinal, é possível viajar no tempo? Quais impactos tal viagem traria? Um viajante do tempo pode ir em qualquer direção, passado ou futuro? Acredite, algumas dessas perguntas já tem resposta a muito tempo e um dia a viagem no tempo pode se tornar realidade.

O tempo é relativo
O tempo é relativo
A viagem no tempo foi comprovada com a teoria da relatividade de Einstein , de acordo  com o princípio se a matéria atingir a velocidade da luz o tempo para ela tenderia ao infinito, então o tempo não passa para essa matéria. Porém segundo a teoria um objeto não pode atingir ou ultrapassar a velocidade da luz, pois sua massa aumentaria de forma exponencial a medida que sua velocidade (energia) aumentasse, e nada pode ser mais rápido do que a luz.   
Então conforme nos locomovemos no espaço a altas velocidades, nos locomovemos no tempo também, devido esse fato o tempo e o espaço passaram a ser comportar como um único objeto, que foi batizado de espaço-tempo, portanto ir e voltar no espaço equivale a ir e voltar no tempo. Os cientistas perceberam que ao se movimentar em uma velocidade muito grande, próxima à velocidade da luz, por exemplo, o tempo passa mais devagar do que para quem está parado ou andando em uma velocidade inferior, portanto um viajante que deixe a Terra viajando a velocidades próximas a luz e depois retorne, encontrará um mundo no futuro, anos se passaram, e o viajante envelheceu mais lentamente em relação as pessoas na Terra.
Não pense que essas teorias não se aplicam ao nosso cotidiano, os aparelhos GPS (Sistema Global de Posicionamento) aplicam a teoria da relatividade. Como os satélites que integram o sistema estão se locomovendo em alta velocidade ao redor do planeta, o tempo deles se passa de maneira diferente em relação ao nosso. Por isso, o tempo dos satélites e o tempo dos usuários do sistema precisam ser ajustados antes de serem sincronizados.  

Buracos de Minhoca: Viagens para o Passado  

Como visto até agora, é possível viajar para o futuro. Mas voltar para o passado, é possível? De acordo com a Teoria Geral da Relatividade, publicada por Einstein em 1915, a gravidade não é uma força que age sobre o universo, como as demais, mas uma consequência de o espaço-tempo não ser plano. O espaço é curvo e, por isso, a órbita de planetas como a Terra possui a forma de  elipse. Se conseguíssemos curvar ainda mais o espaço-tempo, poderíamos cortar grandes distâncias do espaço em pouco tempo, através de objetos conhecidos como Wormholes (Buracos de Minhoca).

Wormhole
Wormhole
Ao criar, de alguma forma um wormhole, ele se comportaria como uma espécie de túnel, que ligaria duas regiões muito distantes. O Buraco de Minhoca seria como um atalho para distâncias astronômicas, e tempos diferentes. Assim seria possível ir ao passado ou futuro através de um Wormhole. No entanto tal viagem traria algumas consequências,  conhecidos como paradoxos temporais.

Problema das viagens no tempo: Paradoxos   

As viagens no tempo causam problemas conhecidos como paradoxos, imagine um viajante que volta no tempo e por algum motivo acaba causando um acidente que leve a morte de seu avó antes de ter concebido seu pai, logo esse individuo deixaria de existir no futuro e apenas no passado para onde viajou, visto que ele e seu pai não poderão mais nascer, esse é o famoso paradoxo do avó. 
Porém um individuo que viaje para o futuro também pode causar alterações, pode desencadear eventos que não aconteceriam naturalmente ou impedir que algum evento ocorra, de qualquer forma ele altera o tempo e gera um universo paralelo, onde eventos diferentes ocorrem num mesmo tempo.    

Tempo
Espaço-tempo
 Por mais improvável que possa parecer, as viagens no tempo são possíveis. Comprovadas pelas leis da Física, e testadas no mundo real. O que impede de sermos viajantes do tempo hoje é a tecnologia limita do presente.  

Postar um comentário

MELHORE SUA ATENÇÃO: VEJA 10 ALIMENTOS QUE AJUDAM SEU CÉREBRO A RENDER MAIS Nem sempre nós conseguimos ter hábitos que nos ajudam a mant...