terça-feira, 14 de maio de 2013


Insónias Frequentes Aumentam o Risco 
de Ataque Cardíaco



As insónias são uma patologia que se caracteriza pela dificuldade em iniciar ou manter o sono durante o período nocturno, tendo repercussões na vida pessoal dos doentes e conduzindo a cansaço, ansiedade e irritação.

Um estudo publicado pela American Heart Association (Associação de Cardiologia Americana), revela que a insónia recorrente pode duplicar o risco de ataque cardíaco, em pessoas sem historial de doença cardiovascular, uma vez que os problemas do sono, podem estar relacionados com o aumento da tensão arterial.

A investigação ocorreu durante 11 anos na Noruega, envolvendo 52.610 adultos e confirmou que as pessoas com dificuldade em adormecer, apresentavam um risco 45% maior de sofrer ataque cardíaco, quando comparadas com a população sem problemas de insónias.


O investigador que liderou este estudo, Lars Erik Laugsand, para além de considerar a insónia como um factor de risco para o ataque cardíaco, também considerou a depressão e a ansiedade como factores de risco, podendo ambas estar relacionadas com as insónias. Tratar a insónia é fundamental, não só para promover uma melhor qualidade de vida aos doentes, como para evitar problemas futuros relacionados com a saúde cardiovascular. 


Postar um comentário

MELHORE SUA ATENÇÃO: VEJA 10 ALIMENTOS QUE AJUDAM SEU CÉREBRO A RENDER MAIS Nem sempre nós conseguimos ter hábitos que nos ajudam a mant...