quarta-feira, 8 de maio de 2013


Cartão de Crédito: principais vantagens e desvantagens.

Conhecendo os tipos de cartões

Antes de começar a enumerar as vantagens e desvantagens do cartão de crédito, é interessante conhecer e diferenciar os principais tipos.

Cartão de Compras

Ao fazer compras com esse tipo de cartão, o consumidor deve pagar o valor integral da fatura na data do vencimento.

Cartão de Crédito

Oferece um financiamento com o qual o cliente pode dividir suas compras em diversas vezes. Pode ser nacional einternacional. O primeiro só pode ser utilizado nas compras realizadas dentro do país, enquanto o segundo permite a realização de compras no exterior, pessoalmente ou por internet, no entanto, geralmente é mais caro.

Cartão Institucional

Está ligado à marca da administradora, em geral relacionada a um banco. Para conseguir esse tipo de cartão, o indivíduo tem que ser correntista do banco e aceitar a sua compra pode ajudar na redução de algumas tarifas bancárias.

gastando-pouco-vantagens-desvantagens-cartao-creditoCartão Private Label

É um tipo de cartão de crédito emitido por um varejista e usualmente válido apenas para a realização de compras com este varejista ou em qualquer estabelecimento credenciado. São diferentes dos cartões de crédito de uso genérico, pois não têm uma bandeira de aceitação universal em todo o comércio, tais como as bandeiras Mastercard, Hipercard, Visa e American Express. Por terem uma aceitação limitada a uma única cadeia de varejistas, são cartões direcionados a um público alvo específico e que, na maioria das vezes, já é cliente deste varejista.

Co-branded

São cartões de crédito similares aos cartões Private Label, só que com a vantagem do cliente poder comprar em qualquer estabelecimento credenciado a bandeira do cartão e não somente na rede varejista em que o cartão foi emitido.

Cartão de afinidade

Esses cartões, emitidos por bancos com o logotipo ou o símbolo de empresas, clubes esportivos e instituições, fizeram grande sucesso na década passada. Havia cartões de crédito de partidos políticos, de associações ambientais, de lojas e até de igrejas. A primeira versão do produto tinha apenas caráter filantrópico ou associativo.

Cartão de Crédito pré-pago

O cliente deposita determinado valor e pode gastá-lo com o cartão. Tem a vantagem do cliente não precisar andar com dinheiro no bolso, ser livre de fatura, controle fácil dos gastos, visto que o limite de gasto é o valor depositado. Podem ser recarregados mediante depósito e o consumidor não precisa ter conta no banco.

Cartão corporativo

É o nome que se dá a um cartão emitido para uma determinada entidade, para ser usado com fins específicos, por certos membros desta entidade. Há cartões corporativos de empresas e de governos.

Como funciona?

Quem fornece um cartão de crédito está na verdade financiando o titular do cartão e também o fornecedor da mercadoria que está trocando de mãos. A empresa que emite o cartão ganha cobrando do comerciante e dá crédito ao titular do cartão, que se for pago à emissora, integralmente na data do vencimento, o valor não sofrerá qualquer tipo de acréscimo.

gastando-pouco-vantagens-desvantagens-cartao-credito-novo (3)Como escolher o cartão ideal?

Se a cidadão souber usar de maneira consciente o cartão de crédito, ele pode ser um verdadeiro aliado e a escolha do cartão é um bom começo.
O consumidor deve optar por cartões que tenham benefícios alinhados com os seus objetivos. Se a pessoa viaja muito, deve optar por um cartão que forneça milhas, no entanto, se a intenção é trocar o carro, os pontos podem funcionar como dinheiro. Se a pessoa não viaja para fora do país, por vezes, não compensa pagar anuidade de um cartão internacional.
Alguns consumidores tendem a acreditar que ter diversos cartões de crédito é o melhor caminho, porém, é preciso ter em mente que nem sempre quantidade significa qualidade.
O cartão de crédito é muito vantajoso quando usado como meio de pagamento. Se o consumidor começar a usá-lo para financiar, a tendência é o acúmulo de dívidas, sujeitas a taxas de juros muito altas. Se houver necessidade da pessoa fazer financiamento, existem outras forma de conseguir crédito com juros mais baixos.
Diante das explanações acima, vamos tentar enumerar as vantagens e desvantagens de ter e usar o cartão de crédito.

Principais vantagens do cartão de crédito

01. Comodidade

Ter dinheiro no bolso não significa ter que andar por aí com um pacote de notas no bolso, correndo o risco de perder ou ser roubado. Se por descuido uma nota sumir, não será mais recuperada. Já com o cartão, você pode ter acesso a todo o dinheiro disponível dentro do seu limite, com a segurança de que ninguém além de você o usará, mesmo em caso de perda. Se isso ocorrer, basta pedir o cancelamento, que ninguém tocará no seu dinheiro.

02. Organização

O cartão de crédito facilita a organização do fluxo de caixa, permitindo a concentrando de todos os gastos em uma única data de vencimento, evitando, assim, esquecimentos com o consequente pagamento de multas.
Através do extrato também é possível o controle total dos gastos e ver de uma só vez para onde seu dinheiro está indo.

03. Segurança

É muito mais seguro andar com um cartão do que com um pacote de dinheiro. O cartão pode ser cancelado, e se pagar alguns reais a mais mensalmente pelo seguro para o caso de roubo e perda, a administradora cobrirá qualquer eventual prejuízo decorrente. Já o dinheiro se for perdido ou roubado, é quase impossível recuperar.

04. Dinheiro a toda hora e em qualquer lugar.

Com o cartão você dispõe de dinheiro onde quer que esteja, seja durante uma viagem, no shopping ou fazendo compras na internet através do computador do seu quarto, podendo receber as compras em casa, sem ter que sair, dirigir até o banco e entrar em filas de instituições financeiras ou caixas eletrônicos. Ou seja, os cartões acabam com as distâncias que antes separavam você das suas compras.

05. Crédito fácil e sem demora em qualquer lugar.

O crédito do cartão para fazer compras dentro do seu limite, já está aprovado sem necessidade de fiador ou qualquer outra garantia parecida. Se o salário acabar antes do final do mês, nada de pedir dinheiro emprestado aos amigos. Basta ir ao supermercado fazer algumas compras para encher a despensa e pagar com o cartão, sem ficar devendo favores.

gastando-pouco-vantagens-desvantagens-cartao-credito-novo (4)06. Situações de emergência

Todos, cedo ou tarde, passam por situações de emergência. Se isso acontecer, farmácias e hospitais aceitam cartões sem problemas. Se o carro quebrar, oficinais aceitam, se precisar viajar, agências de viagem aceitam. No caso de uma morte prematura de um ente querido, funerárias aceitam. Portanto, você sabe que durante uma situação emergencial pode contar com o cartão de crédito.

07. Prazo para começar a pagar

Sabendo “jogar” com a data de vencimento do seu cartão, poderá usufruir do crédito sem pagar juros por até uns 40 dias. Confira com seu banco ou com a operadora do cartão de crédito a melhor data para realizar compras e aproveitar ao máximo o prazo.

08. Poder de compra.

Com o cartão você tem o poder de compra. Esse poder de adquirir quaisquer produtos sem precisar ter dinheiro em mãos é uma grande vantagem do “dinheiro de plástico”, mas muito, muito perigosa, mesmo. E o perigo reside exatamente na possibilidade da falta de controle de quem usa o crédito disponível no cartão.

09. São aceitos em qualquer lugar.

Cartões de bandeira forte como Mastercard e Visa são aceitos em quase todos os locais do Planeta. Você pode fazer suas compras em Miami, comprar pela Internet, usá-los pessoalmente em restaurantes ou para alugar um carro.

10. Parcelar produtos ou serviços sem pagar juros

Cartões de crédito possibilitam o parcelamento dos pagamentos sem juros. Não há mais a necessidade de lançar mão de cheques pré-datados que, por vezes, vão parar nas mão de terceiros e com frequência são depositados, por engano ou não, antes do prazo estabelecido, causando profundo desconforto financeiro na sua conta, bem como problemas em forma de cobrança de multas e juros por parte do seu banco.

11. Recompensas

Muitos cartões de crédito oferecem diversos prêmios, descontos, bônus, milhas. Com o uso normal do cartão, o cliente consegue aproveitar tais oportunidades sem precisar se afundar em nenhum descontrole financeiro. As recompensas mais visadas, com certeza, são as milhas, que permitem a troca dos pontos acumulados por passagens aéreas.

Desvantagens do cartão de crédito:

01. Taxas de juros muito altas

A melhor forma de ter uma vida financeira sem problemas com o cartão de crédito é pagar o valor total da fatura até a data do vencimento. Se pagar apenas uma parcela do débito, deixando o restante entrar em crédito rotativo, não é bom negócio, pois é garantia de arcar com juros muito altos. Por isso, é importante que o usuário do cartão não comprometa mais que 1/3 da sua renda mensal, evitando que o mau uso do cartão faça o débito virar uma “bola de neve”.

02. Risco de descontrole

O uso indiscriminado do cartão de crédito pode gerar problemas imensos para você e sua família e deve ser usado com extremo cuidado. Se precisar puder saldar os gastos na data do vencimento, existem formas mais baratas de conseguir dinheiro, como crédito pessoal.

gastando-pouco-vantagens-desvantagens-cartao-credito-novo (6)03. Risco de comprar por impulso

A facilidade de comprar com o cartão de crédito o que quiser e na hora que quiser é um dos maiores perigos de fazer compras por impulso, podendo levar o consumidor a cair num perigoso descontrole financeiro.
Como a pessoa não vê o dinheiro saindo do bolso e sabe que tem prazo para pagar, acende a sensação ilusória de que tem mais dinheiro do que na realidade pode gastar, o que pode levar o consumidor a um desajuste total das finanças.

03. Possibilidades de fraude

Apesar das transações com cartões de crédito serem bastante seguras, o cliente deve ficar atendo na hora de usar. Evitar que funcionários de estabelecimentos fiquem manuseando o cartão é uma das formas de fugir de possíveis fraudes ou clonagens. O próprio consumidor deve passar o cartão na máquina de leitura ou pelo menos não tirar o olho do cartão e acompanhar de perto enquanto o processo é realizado, mesmo que o cartão tenha chip e senha.

04. Anuidade

Você paga uma anuidade para ter um cartão. O valor varia muito, mas pesquise bastante, visto que alguns são oferecidos gratuitamente, livres do pagamento dessa taxa.

05. Limite de crédito

A maioria dos cartões estabelece limites de gastos. Esses limites são calculados subtraindo o total que você tem financiado. Por exemplo, se você tem um limite de R$ 5.000 e fez uma compra no valor de R$ 1.500 financiada em três vezes, seu limite é agora de R$ 3.500, mas voltará a subir à medida que as parcelas forem sendo pagas. Quando você pagar a primeira parcela, o crédito irá para R$ 4.000 e assim por diante, só retornando aos R$ 5.000 depois que todas as parcelas estiverem quitadas.
Postar um comentário

 CONHEÇA 7 PESSOAS QUE MORRERAM DE FORMA BESTA De acordo com a Organização Mundial da Saúde, entre as principais causas de morte no pla...