quinta-feira, 4 de abril de 2013


Veja quem são os personagens que estampam logotipos famosos

Alguns rostos ficaram tão conhecidos quanto o produto que vendem. E isso aconteceu em todo o mundo. Bons exemplos são a Gina dos palitos de dentes, o cabeludo da aveia Quaker e o 'uncle' Ben, como mostra a imagem acima. Saiba quem são os personagens que estampam alguns logotipos famosos.


A foto que estampa as caixas de palito de dentes da empresa brasileira é de uma modelo. Mas o nome do produto é uma homenagem à mãe dos fundadores da empresa, conhecida como "Dona Gina".

O coronel Harland Sanders é quem estampa o logotipo da rede americana de fast-food KFC. Ele é o fundador da empresa, e aprendeu a cozinhar aos seis anos. Sanders morreu aos 90 anos, em 1980.

A senhora do logotipo é Arthêmia Carneiro, mãe do fundador, e responsável pela tradicional receita do pão de queijo da rede brasileira. Ela morreu em 1997, aos 92 anos.

Há 135 anos, o fictício "Larry" é o personagem-símbolo da Quaker. Recentemente, passou por um rejuvenescimento: sua imagem ficou mais magra e os cabelos, mais arrumados.

O fictício "tio Ben" é, há mais de 60 anos, símbolo da marca. Em 2007, a empresa criou uma campanha em que ele aparecia como presidente da companhia. O objetivo era rebater as críticas de que o personagem tinha aparência de "serviçal".

A camponesa fazia parte do rótulo do leite condensado desde que ele era importado pela Nestlé. A personagem fictícia acabou servindo de inspiração para o nome do produto quando ele começou a ser fabricado no Brasil, na década 1930.

A imagem que estampa as embalagens da marca alemã é a silhueta de uma mulher. Alguns rumores dizem que era a imagem da filha do artista que desenhou o logotipo; outros, que era uma funcionária da empresa.

O logotipo da rede de fast-food paulista, assim como a decoração dos restaurantes, são inspirados nos Estados Unidos dos anos 1950. A imagem é de um homem, com um penteado característico da época, comendo sanduíche.

O logotipo da rede americana não traz a imagem de uma pessoa, mas de uma sereia de duas caudas. A referência ao mar está também no nome da empresa: Starbuck era um personagem descrito no romance "Moby Dick", de Herman Melville.

O famoso cigarrinho de chocolate da Pan foi lançado nos anos 30. O menino é o Paulinho que tem mais ou menos 55 anos. Ele é um músico violonista profissional e quase sempre acompanha Alayde Costa, veterana cantora brasileira.

A personagem estampada nos produtos da marca simbolizam o gostinho da comida da avó, que geralmente costuma ser muito bom. Interessante também que Dona Benta trazia ainda toda uma cultura popular brasileira narrada nas obras de Monteiro Lobato e combinada com deliciosas receitas.

Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...