sexta-feira, 12 de abril de 2013


Causas dos Conflitos entre as Coréia do Norte e Coréia do Sul

Kim Jong-un - Líder Norte-coreano
Os conflitos entre as Coréias tem uma peculiaridade por ser o remanescente do conflito entre o Regime Comunista do Norte e o Regime Capitalista (Sul).

Após 60 anos da Guerra que dividiu as duas Coréias, nota-se que as duas nações tomaram rumos completamente opostos. O Sul (democrático) adotou uma política de desenvolvimento parecida com o que foi adotado no Japão pós-guerra, baseada em investimentos em Edução e Tecnologia.

A Coréia do Norte (comunista) investiu em armamentos e tecnologia bélica/nuclear.

Os conflitos remanescentes da guerra fria tem características ideológicas que superam as questões econômicas, em geral dominante nos conflitos modernos. A Coréia 
do Norte é uma ditadura comunista, regime praticamente extinto como modelo político e que permanece muito mais como ideologia.

Um país que investiu tudo em armas durante esses 60 anos é um iminente perigo ao mundo moderno, ainda mais por considerar que o país precisa ser unificado pelo regime comunista à força, como é implantado o regime comunista que mostrou-se incapaz de sobreviver sem adequar-se ao mercado, como se vê no caso Chinês que aliou o regime às praticas de mercado e tornou-se uma grande potência comercial e econômica.

A Coréia do Norte, ao contrário da China, mantém as questões ideológicas acima das questões econômicas, o resultado não é bom, tudo que possuem é armamento e estrutura para a Guerra, portanto, a guerra sempre foi uma questão de tempo, enquanto o Sul desenvolveu-se e oferece uma qualidade de vida ao seu povo que supera em muito algumas nações do ocidente. A Coréia do Sul, portanto, depende da ONU, leia-se Estados Unidos da América para enfrentar a ameaça iminente do vizinho do Norte.

Todos sabemos que essa guerra é inevitável, resta saber qual será o desfecho, afinal, após guerras, sabe-se o seguinte, a guerra só termina quando o inimigo se rende ou é derrotado definitivamente, caso contrário, ele ressurgirá em algum momento e a ameaça nunca desaparecerá. Até por isso, todo o mundo está atento ao que acontece por lá, pois certamente todo o mundo sofrerá as consequências dessa guerra iminente.

Para quem crê em Deus, resta orar e clamar para que as coisas não piorem ainda mais no mundo.

Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...