sábado, 23 de março de 2013


Qual é a imagem do Brasil em outros países?

Quando pensamos em um país logo nos vem à mente perguntas do tipo: Como age o povo local? São educados? De confiança? Qual a cultura predominante e seus costumes?
Bem, nada mais nada menos fazemos uma avaliação da imagem que o país em que pensamos tem. E a importância da imagem de uma marca, empresa ou produto é fundamental para persuadir os envolvidos e demais interessados. Um país também tem sua imagem, a qual é construída ao longo dos tempos com os feitos de seus políticos e habitantes, e no nosso caso também dos “desbravadores”.
Se não me engano as imagens passadas pela terra verde e amarela são/eram:
- muito mato e animais espalhados para todos os lados, possível encontrar cobras pelas ruas, macacos e araras circulando entre os brasileiros;
- terra perigosa, com muitos assaltos, sequestros, extorsões de dinheiro;
- jeitinho brasileiro, título ganho pela boa lábia e performances de encantar e conquistar as coisas de maneira mais fácil;
- local com políticos ladrões, corruptos e incapacitados;
- povo analfabeto, burro e despreparado para o mercado internacional;
- bunda e peitos, carnaval e futebol, samba e nudez;
- boa mão de obra para serviços pesados que exigem esforço físico e não mental;

Bem, essas foram às imagens que o Brasil representa ou representou um dia, mas e agora qual é a imagem que o nosso país passa para o mundo globalizado e tecnológico? Em uma busca feita encontrei o seguinte levantamento  - a pergunta da pesquisa era: O que salta em sua mente quando se fala no Brasil? O resultado foi esse:
Para o argentino, Brasil é sinônimo de: Futebol, Férias, Música;
Para o espanhol, Brasil é sinônimo de: Festa, Futebol, Prostituição;
Para o americano, Brasil é sinônimo de: Sexo, Luta, Religião;
Para o francês, Brasil é sinônimo de: Música, Cultura, Futebol;
Para o italiano, Brasil é sinônimo de: Futebol, Sexo, Praia;
Para o português, Brasil é sinônimo de: Música, Criminalidade, Programação televisiva;
Para o inglês, Brasil é sinônimo de: Pobreza, Futebol, Sexo;
Para o alemão, Brasil é sinônimo de: Ecoturismo, Violência, Futebol.

Somos a sede da Copa das Confederações, Copa do Mundo, Olimpíadas, temos uma mulher no comando do país e quem sabe o próximo Papa será pop e com samba no pé. O que será que os atletas pensam em encontrar ao chegarem aqui? Animais selvagens circulando livremente entre eles ou florestas e trilhas em vez de asfaltos e mega construções? Será que terão medo de serem assaltados e de caírem no gingado e na conversa do brasileiro? Ou pensam em ver “à la vonté”  mulatas exibindo suas bundas e peitos ao ritmo do samba enquanto servem bebidas e comidas a eles? Se o Papa for brasileiro será que os devotos pensarão que vão encontrar muito pecado ou muita paz aqui?
O que o Brasil está passando hoje como imagem? E o que será que esperam os visitantes que virão ao longo dos próximos anos para cá?
Aí, outra coisa me vem à mente, se é o povo de cada local que faz a imagem do país, o que os habitantes do país tropical estão (estamos) fazendo de bom para aumentar o valor agregado da marca nacional?

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores. [...]
Canção do Exílio-  Gonçalves Dias
 Fonte:http://www.cafecomgalo.com.br/index.php/qual-e-a-imagem-do-brasil-em-outros-paises/
Postar um comentário

CONHEÇA A HISTÓRIA POR TRÁS DE UM DOS BEIJOS MAIS FAMOSOS DO PLANETA Você com certeza já viu a foto acima centenas de vezes, não é mesmo?...