sexta-feira, 29 de março de 2013


Inclua a tapioca em sua dieta


Pra quem acompanha nossas postagens no Instagram tem visto muitas fotos onde incluímos a tapioca em nossas refeições.
Perguntaram-me o porquê de tanta tapioca nas refeições. Então vou explicar o que é que a bendita e bem vinda tapioca tem. Ela é light? Não engorda? Contém glúten?
A tapioca é de origem indígena brasileira e típica das regiões do Norte e Nordeste. É uma adaptação da culinária tupi-guarani, um povo que tinha namandioca a matéria-prima da tapioca, uma de suas principais fontes dealimento. Como sempre dizemos, comida da roça é saudável, pode comer sem medo, porém com moderação.
tapioca
A massa da tapioca vem da mandioca, macaxeira ou aipim, como também é chamada em algumas regiões, é extraída a fécula – uma espécie de farinha equivalente ao amido, um açúcar simples, comum na mandioca, na batata e em diversos cereais. A fécula é também chamada de goma ou polvilho doce, e é ela a base da massa da tapioca. Há a massa já pronta à venda no mercado sendo fácil de encontrar.
Existem muitos lugares onde se pode encontrar a tapioca pronta, em parques, feiras, restaurantes, padarias e lanchonetes de todo o país. E mais, o custo-benefício é bem acessível a todos os bolsos!
Uma das vantagens que mais atrai os praticantes de atividades físicas e os que vivem em dieta “forever”, ou seja, vive na dietinha básica de todo dia, é que ela não contém glúten! E super saborosa, alimenta e sacia a fome.
É rica em carboidratos e é uma fonte considerável de energia em termosenergéticos, já que pode ser substituta do pão branco.
O pão – em 100g, entretanto, fornece mais proteínas (8,0g contra apenas 0,4g da fécula de mandioca), ao passo que a fécula possui mais carboidratos. Ou seja, ela não é nutritiva em termos de proteínas e vitaminas, mas é bastante energética.
Uma porção de 50 gramas da massa tem +- 68 calorias e apenas 1,6 gramas de proteínas.
Mas é nos recheios que a tapioca ganha literalmente muito mais conteúdo. Existe o tradicional recheio com carne seca e pode ser doce ou salgada. Porém para quem deseja manter a dieta em dia é melhor fugir das combinações mais calóricas e substituí-los por atumtomates secosfrutas,queijos brancos e carnes magras (peito de peru e frango desfiado, por exemplo).
As combinações menos calóricas para quem não quer brigar com a balança
- Queijo, orégano e manteiga (50 g): 366 calorias por porção
- Frutas com geleia (50 g): 250 calorias por porção
- Queijo fresco, peito de peru e tomate seco: 327 calorias por porção.
A orientação da nutricionista é de consumir no café da manhã ou no jantar e às vezes no lanche da tarde.
Essa dica é orientada por nutricionista para uma dieta equilibrada, mas vale lembrar que dietas são sugeridas de acordo com cada pessoa e cada objetivo.
Nada de usar suplementos sem orientação ou compartilhar dieta. Procure a orientação de um profissional para que ele prepare uma dieta individual.
Próximo post ensino a preparar a tapioca que por sinal é muito simples e rápida!
E não se esqueçam dos limites – comer pouco ou se exercitar bastante, queimando seus carboidratos. Para não engordar, a regrinha é queimar mais energia do que a consumida durante o dia.
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