sexta-feira, 8 de março de 2013


Como surgiu o Dia Internacional da Mulher


As mulheres lutam por conquistas políticas e socias desde séculos passados e pelo grande salto que elas deram, podemos dizer que tudo que elas passaram valeu a pena. Dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. Razão?
Dia 8 de março de 1857, na cidade de Nova Iorque (EUA), as mulheres fizeram uma greve para reivindicar direitos trabalhistas. Elas tinham uma carga horária de 16 horas diárias e o motivo principal da manifestação era alterar isto para 10 horas. Além disso, queriam reajustes salariais (equivalentes ao dos homens) e melhores tratamentos dentro das fábricas
Resultado da luta: repressão. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica e lá foram queimadas vivas. Cerca de 130 tecelãs morreram. No entanto, elas conseguiram um reconhecimento: em 1910, uma conferência na Dinamarca consagrou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, mas que só foi oficializada pela ONU em 1975. Isto provocou conferências em países, que discutiram o papel da mulher na sociedade e objetivaram dá fim ao preconceito e à desvalorização da mesma.
No Brasil, as mudanças ocorreram mais precisamente em 1932, quando as mulheres conquistaram o direito de voto e o direito de se candidatarem a eleições políticas. O fato de a Dilma está na presidência brasileira evidencia suas vitórias.
Infelizmente, hoje ainda se vê muita disparidade entre os sexos, com mulheres muitas vezes mais competentes que o homem e trabalhando sob a mesma carga horária, mas recebendo um salário inferior. A discriminação e a violência ainda marca nossa sociedade patriarcal.

Fonte:http://www.bagulho.net/curiosidades/como-surgiu-o-dia-internacional-da-mulher/
Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...