quinta-feira, 21 de março de 2013


A Arca do gosto: alimentos em extinção!

Extinção é o total desaparecimento de espécies ou subespécies. E sempre que ouvimos essa palavra, logo nos vêm à cabeça os animais. Mas, você sabia que existem mais de 750 produtos alimentícios com risco de extinção em 48 países?
O levantamento feito pela ONG internacional Slow Food desde 1996 e batizado deArca do Gosto diz que as principais razões que levam o alimento à zona de risco são: perda da tradição no modo de preparo; produção complexa; coleta nãosustentável; localização do produto em área devastada; e desinteresse mercadológico, que fazem com que produtores desistam de cultivar determinadas espécies.
A nutricionista Neide Rigo, membro da comissão brasileira que analisa a entrada de produtos na lista negra, diz: “Além do risco de sumir do mapa, para estar na lista o alimento deve ter excelência gastronômica (rico em cheiro, sabor e textura), estar ligado ao contexto e à memória de uma comunidade, ser feito de modo artesanal e, de preferência, sustentável”.
Vejam alguns dos alimentos com risco de extinção no Brasil:
- Umbu.
- Arroz vermelho.
- Néctar de abelha.
- Castanha de baru.
- Palmito-babaçu.
- Pirarucu.
- Pequi.
- Pinhão.
- Babaçu.
Fonte: Mundo Estranho.
Postar um comentário

MELHORE SUA ATENÇÃO: VEJA 10 ALIMENTOS QUE AJUDAM SEU CÉREBRO A RENDER MAIS Nem sempre nós conseguimos ter hábitos que nos ajudam a mant...