quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013


Você já viu uma moeda de R$ 3,00?

Sim, ela existe. Em edição comemorativa, mas existe.


Em dezembro de 1997, a cidade de Belo Horizonte completou um século de fundação. Como parte das comemorações, o Banco Central lançou uma moeda comemorativa em prata, com valor facial de R$ 3,00, com motivos alusivos à história e à vida mineiras. Foram cunhadas 20 mil exemplares, em prata. É interessante ressaltar que Belo Horizonte é o primeiro município brasileiro a ser celebrado com uma emissão desta natureza.



Exemplar: No anverso, a convivência harmoniosa entre passado e presente, tradição e modernidade, tão peculiar à personalidade mineira, está retratada pelo detalhe da fachada da Igreja de São Francisco de Assis, considerada obra-prima do conjunto urbanístico da Pampulha, pelo detalhe da iluminação do Viaduto de Santa Tereza, marco arquitetônico no fim dos anos 20 e pela alegoria da Serra do Curral, símbolo da cidade que expressa a preocupação da população com questões relativas à preservação do meio ambiente. No reverso, está presente conjunto de linhas sinuosas alusivas ao belo horizonte proporcionado pelas montanhas integradas às curvas da Igreja de São Francisco, arquitetura revolucionária de Oscar Niemeyer, reveladora das inusitadas possibilidades plásticas do concreto armado, em contraposição ao rígido vocabulário funcionalista da época.

Fonte: Dinheiro de Metal
Postar um comentário

NOVIDADES SOBRE O TRANSPLANTE DE CABEÇAS: ELE TERIA SIDO FEITO EM CADÁVERES Você se lembra daquele papo do médico que pretende realizar ...