sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013



Ônibus Movido A Fezes Em Oslo.Isso Que É Sustentabilidade

É isso mesmo que você leu. Pode chamar de fezes também ou simplesmente cocô. Nessa onda de sustentabilidade vale de tudo para se conseguir evitar um “CO2” na atmosfera.
Na verdade todos (a maioria) já sabem que o tal Gás Metano é obtido através do tratamento de lixo orgânico. O que muitos não sabem é que na Noruega, propriamente em Oslo (Capital) existem ônibus movidos a gás oriundo dos esgotos sanitários.


No início foram 80 ônibus municipais (começou em 2009) a rodarem com bio-metano  em uma estratégia que faz parte do ambicioso plano da Noruega de ser neutra em carbono até 2050.
Duas estações de tratamento de esgoto foram transformadas em “posto” de abastecimento para os ônibus que com pequenas modificações recebem o subproduto e o transforma em biocombustível.


A mudança reduz os custos com combustível (o bio-metano custa 60% menos do que o diesel) e a quantidade de dióxido de carbono liberado na atmosfera, tanto pelas estações quanto pelos ônibus.
Com objetivo de ser uma das capitais mais ambientalmente sustentável do mundo, Oslo leva a sério seus projetos ambientalistas.

Fonte: Wired
Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...