quarta-feira, 30 de janeiro de 2013


Refrigerantes: Conheça os malefícios do seu consumo

Os refrigerantes são bebidas sem qualquer valor nutricional, apenas fornecendo ao organismo açúcares refinados, tendo por isso um elevado teor calórico, e ainda substâncias prejudiciais, como o sódio, dióxido de carbono, fosfatos, acidulantes, corantes e conservantes, que poderão mais tarde trazer consequências negativas para a sua saúde.
refrigerantes

Principais malefícios para a saúde

O consumo sistemático e excessivo dessa bebida vai implicar desequilíbrios no organismo, podendo provocar a médio ou longo prazo, algumas doenças. Assim, de seguida apresentamos os principais malefícios que os refrigerantes têm para a sua saúde.
- A ingestão constante dos refrigerantes pode provocar retenção de líquidos, resultando no inchaço de pernas e braços. Além do efeito inestético, origina ainda um desconforto permanente nesses membros.
- Outro dos efeitos desta bebida é a sensação de enfartamento depois de comer. O seu consumo durante as refeições do dia provoca desconforto gástrico, influenciando negativamente no seu funcionamento, baixando ainda a qualidade de vida do seu dia a dia.
- Um dos refrigerantes mais consumidos em todo o mundo são as colas. Estas, devido à grande concentração de fosfatos, irão promover o enfraquecimento ósseo, pois este íon irá provocar a libertação do cálcio dos ossos. Dessa maneira, algumas das consequências do consumo exagerado destas bebidas são doenças ósseas, como é o caso da osteoporose.
- Todas as bebidas refrigerantes são ricas em açúcar. Assim sendo, o consumo excessivo irá promover algumas doenças relacionadas com esta substância, tal como a diabetes e as cáries dentárias.
- Por fim, o excesso de peso. As bebidas refrigerantes são uma das maiores responsáveis peloexcesso de peso que cada vez mais grassa na nossa sociedade. O seu elevado teor calórico, aliado à falta de qualquer outro nutriente e à sua ingestão em excesso, tornam esta bebida num problema sério, e um alimento a evitar a qualquer custo por quem queira emagrecer!
Como facilmente deve ter percebido, esta bebida não lhe traz qualquer benefício para a sua saúde, sendo apenas uma guloseima. Assim, não lhe dizemos para deixar de beber refrigerantes, mas sim para restringir severamente a sua ingestão. Um dos melhores hábitos alimentares que pode ensinar a uma criança, e a muitos adultos, é beber água à refeição, deixando os refrigerantes para dias especiais, como festas e aniversários. Não se deve proibir o seu consumo, mas ensinar que tendo efeitos prejudiciais, deverá apenas ser consumido esporadicamente. A aprendizagem de bons hábitos de vida deve começar desde cedo, e uma das regras mais importantes é comer de forma equilibrada. E num estilo de vida saudável, o consumo constante de refrigerantes não pode entrar!
Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...