quinta-feira, 10 de janeiro de 2013



Como poupar na conta da electricidade


Poupar na conta da electricidadeCom pequenos gestos, pode começar já a poupar na factura da electricidade todos os meses. Neste artigo, o Dicas Caseiras vai apresentar-lhe dicas simples que deve introduzir no seu quotidiano, ajudando o meio ambiente e, mais importante, as suaseconomias.

Prefira as lâmpadas economizadoras

Substitua as lâmpadas incandescentes e as de halogéneo por lâmpadas economizadoras ou de baixo consumo. Estas permitem poupar até 100 euros por ano, quando comparadas com as tradicionais, além de que têm uma durabilidademaior, o que compensa o preço mais elevado.

Desligue os aparelhos

Passe a desligar todos os aparelhos que possam ser mantidos em standby, uma vez que estes gastam cerca de 25% da electricidade, mesmo sem estarem ligados. Isto aplica-se a computadores, televisões, leitores de DVD, carregadores de telemóvel, aparelhagens, etc. Somando todos estes pequenos gastos, formam diariamente um valor considerável!

Opte por electrodomésticos classe A

Prefira os electrodomésticos da classe A, A+, A++ ou mesmo A+++! No que diz respeito a máquinas de lavar, frigoríficos ou congeladores, opte sempre por um modelo desta classe. Apesar de serem mais caros, são mais eficientes e vai poupar bastante na conta da luz.

Rentabilize as máquinas de lavar

Só deve pôr as máquinas da louça e da roupa a trabalhar quando atingirem a carga máxima. Se tiver apenas meia carga, escolha um programa curto ou económico. Limpe frequentemente o filtro e mantenha os depósitos de abrilhantador e sal sempre cheios, porque reduzem o consumo de energia. Na máquina de lavar roupa, utilize temperaturas mais baixas , pois a maior parte da energia é utilizada para aquecer a água.

Outros artigos para poupar dinheiro:



Feche bem o forno

Cada vez que abre a porta do forno desperdiça 20 a 25% do calor e consequentemente mais energia. Aproveite ao máximo a capacidade do forno e desligue o forno ou o fogão uns minutos antes do previsto, pois o calor acumulado é suficiente para acabar de cozinhar os alimentos. Se escolher um forno eléctrico, compre um de classe A. E cozinhe sempre com as tampas das panelas postas, assim gasta apenas um quarto da energia.

Esqueça a máquina de secar

As máquinas de secar roupa são as que consomem mais energia. Deve utilizá-la apenas em situações esporádicas, centrifugando primeiro a roupa. Limpe  o filtro da máquina frequentemente, verifique a saída de ventilação e não seque roupa de algodão misturada com roupa pesada.

electricidade-luz-lampada-candeeiro

Se quer mesmo reduzir o consumo de energia, aqui ficam mais umas dicas que pode e deve seguir:
1-      Desligue sempre as luzes quando sair de uma divisão da casa;
2-      Prefira o microondas ao fogão ou ao forno (consomem menos energia);
3-      Troque a máquina de secar roupa pelo estendal e o ar livre;
4-      Não deixe o telemóvel a carregar a noite toda e e evite deixar o carregador na tomada (continua a consumir energia);
5-      Desligue todos os aparelhos que não está a utilizar no momento;
6-      Afaste frigoríficos e congeladores de fontes de calor para não os obrigar a trabalhar;
7-      Evite abrir a porta do frigorífico várias vezes;
8-      Aproveite a luz natural, abrindo as cortinas para iluminar e aquecer as divisões na altura do Inverno;
9-      Prefira cores claras nas paredes e tectos (aproveitam melhor a iluminação natural);
10-  Isole bem as portas e janelas para evitar perdas de energia que obriguem a manter ligado o aquecedor ou ar condicionado (através de vidros duplos, por exemplo);
11-  Utilize um regulador da intensidade da luz ou opte por candeeiros para pequenas tarefas, como estar no computador ou ver televisão;
12-  Instale um painel solar e aproveite o sol para aquecer a sua casa;
13-  Baixe a temperatura da água quente. Se o seu esquentador for eléctrico, basta reduzir alguns graus da temperatura da água para começar a poupar.
Fonte:http://www.colmeia.blog.br/como-poupar-na-conta-da-electricidade.html
Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...