terça-feira, 29 de janeiro de 2013


10 invertebrados estranhos e horripilantes

Hoje vocês verão uma lista um tanto quanto estranha, se você não gosta de insetos, cuidado, pois poderá ter pesadelos! Brincadeiras à parte, para nós biólogos estes animais geralmente não são tão assustadores o quanto parecem, mas ainda assim, muitos biólogos tem pavor destas criaturas. Eu sou um caso à parte, porém já tive muito medo de insetos, pois quando era pequeno acordei com um louva-deus em meu peito e por muito tempo tive medo dos insetos, mas hoje gosto muito deles (mas só vejo, venenosos eu jamais pego hehe).
1 - Besouro-trilobita 
Fêmea de um "Trilobite Beetle" (Duliticola hoiseni); as fêmeas permanecem na forma larval, os machos são muito menores, com uma aparência de besouro. São muito encontrados em florestas tropicais, principalmente na Índia e na Ásia.





2 - Lacraias
Confesso que estes invertebrados são extremamente horripilantes, me dá uma gastura imensa vê-los com essas pernas pra lá e pra cá, porém existem alguns que pegam estas criaturas normalmente, como se fosse um outro insetinho qualquer. Estes animais existem em todo mundo (exceto nos desertos), várias espécies, e provavelmente você já deve ter visto uma.
Cabe lembrar que são animais que possuem veneno, porém elas não matam como dizem algumas lendas, vejam o que o Instituto Vital Brasil (RJ) diz:

O veneno das lacraias é muito pouco tóxico para o homem. Embora existam muitas lendas a respeito desse animal, não há, no Brasil, relatos comprovados de morte nem de envenenamentos graves em acidentes com lacraias. Os sintomas são: dor forte e inchaço (edema) no local da picada. Em acidentes com lacraias grandes também podem ocorrer febre, calafrios, tremores e suores, além de uma pequena ferida.
Lacraia comendo um rato


 Para você ter ainda mais medo destes animais, veja dois vídeos abaixo, destas criaturinhas meigas comendo morcego e uma serpente!







3 - Escorpiões
Outros animais que causam pavor e além disso muita dor quando atingem a vítima são os escorpiões! Não importa a cor, amarelo ou preto, comum ou não, todos possuem uma quantidade razoável de veneno, o que muitas vezes não mata a vítima, mas causa fortes dores, febres, calafrios e tremedeiras.

Porém como a natureza sempre nos surpreende, existe um escorpião amarelo (não é aquele comum nas cidades) da espécieLeiurus quinquestriatus que é considerado o mais venenoso do mundo!

O escorpião amarelo, em média, vive cinco anos e pode crescer até 11,5 centímetros de comprimento. Os adultos alimentam-se de grandes insetos e grilos, os mais jovens de pequenos insetos. O veneno produzido por este escorpião, contém uma mistura forte de neurotoxinas que podem causar dores intensas e insuportável, o que leva à febre, coma, convulsões, paralisia e, eventualmente, morte.
Leiurus quinquestriatus



4 - Vespa gigante
Pra quem tem alergia à picadas de abelhas, que tal pegar esta pequena vespa? Elas realmente são de causar medo, não só pelo seu tamanho, mas sim pelo estrago que causam quando resolvem atacar colméias que encontram pelo caminho!

5 - Lagosta-da-árvore
Uma notícia ótima acerca destes invertebrados! Estes animais estavam considerados extintos há cerca de 100 anos, exatamente no ano de 1920, pois à partir deste ano nunca mais estes animais foram encontrados no local de origem da espécie Dryococelus australis em Lord Howe Island. Recentemente este animal foi encontrado e nada impediu que construísse sua última colônia conhecida na ilha de Ball Pyramid, com mais de 560 metros de altura em relação ao nível do mar.

Que bom saber disso, ainda assim estes animais com certeza deixam muitos com medo!


6 - Barata-d'água
O termo Barata-d'água é a designação comum a todas as espécies de insetos aquáticos, hemípteros, da família Belostomatidae. Apesar do seu nome vulgar, não são baratas, no sentido estrito, são na verdade grandes "barbeiros" aquáticos, sendo também conhecidos pelos nomes de arauembóia, bota-mesa, pica-dedo e escorpião-d'água. Algumas espécies são consideradas como iguaria na gastronomia da Tailândia.


7 - Malásio ou Ninfa-da-selva
Estes invertebrados são artrópodes da ordem Phasmatodea, com nome científico Heteropteryx dilatata encontrados comumente na Malásia. Possui dimorfismos sexual onde a fêmea é muito maior que o macho!


8 - Gafanhoto gigante da Malásia
O Gafanhoto Gigante da Malásia (Macrolyristes corporalis) é um dos maiores invertebrados conhecidos, animais da ordem Orthoptera e família Tettigoniidae.

9 - Escorpião-vinagre
Escorpião-vinagre é o nome comum atribuido aos aracnídeos da ordem Uropygi. Apresentam 12 segmentos no opistossoma, flagelo em vez de télson, pedipalpo raptorial e glândulas anais secretoras. Não tem glândulas de veneno mas apresenta glândulas anais que secretam uma substância similar a ácido acético, de cheiro forte semelhante a vinagre. Esta substância é esguichada pela fina cauda e, em contato com os olhos, pode causar irritação. Vive em lugares úmidos e escuros, como cavernas e ocos de árvores. Se alimenta de insetos, aves, lagartixas e mamíferos. Outro invertebrado que dá gastura em quem não curte insetos!


10 - Percevejo assassino da Malásia
Por ultimo e não menos importante, pelo contrário, um tanto quanto curioso e interessante.Ele é um dos integrantes da longa família de percevejos assassinos () do gênero Castolus: vários insetos predadores que sugam sangue. E qualquer coisa que se alimenta de sangue está na minha lista de inimizade. Algumas espécies de percevejos assassinos se destacam, como o “Percevejo Assassino da Malásia” que se alimentam de insetos, como todos, e de mamíferos como morcego (vide vídeo) e até humanos.



Fonte:http://www.colmeia.blog.br/10-invertebrados-mais-estranhos-do-mundo.html
Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...