segunda-feira, 26 de novembro de 2012


Especialista diz que usar fio dental é perda de tempo

Especialistas debatem o uso do fio dental


‘Visitas ao dentista nunca são agradáveis. Eles insistem em dizer aos pacientes que irão manter os dentes brilhantes e livres de cáries, bem como manter as gengivas saudáveis. O uso de fio dental regularmente, por exemplo, já foi apontado por eles como meio para proteger o coração.
Mas, de acordo com o livro Kiss Your Dentist Goodbye, as pessoas que usam o fio dental regularmente estão perdendo tempo.  O livro está criando polêmicas porque foi escrito pela doutora norte-americana Ellie Phillips, uma das primeiras mulheres do Guy’s Hospital, em Londres.  Ela disse que usar fio dental não ajuda a reduzir o risco de cárie dentária. As informações foram publicadas no Daily Mail.

E um estudo publicado no British Dental Journal, em 2006, não encontrou nenhuma diferença no número de cáries sofridas por adultos que usam fio dental e aqueles que não usam.

"Não há nenhuma evidência de que o fio dental é eficaz na prevenção da cárie dentária a longo prazo," disse o Dr. Graham Barnby, um dentista de Marlow, que também é membro do Simply Health Advisory Research Panel, que analisa as últimas pesquisas e pensamentos médicos. "Então, de certa forma, ela tem alguma razão. No entanto, embora os benefícios da utilização do fio dental possa ser limitado, ele tem um papel na prevenção de doenças da gengiva", afirmou.

A cárie dentária ocorre quando o ácido na boca corrói os dentes. Este ácido é encontrado em alimentos, mas é produzido principalmente quando a pessoa ingere açúcar. A doença periodontal, por outro lado, é causada pela placa - uma película de bactérias nos dentes, que, se não for removida com a escovação, irrita a gengiva, causando sangramento e recua. Se a placa for deixada, ela endurece formando o tártaro, que irrita o osso e, em casos graves, pode fazer com que a pessoa perca os dentes.”
Foto: Getty Images
Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...