segunda-feira, 5 de novembro de 2012



Confira a trajetória de 





Barack Obama



Entre as pedras no sapato de Barack Obama para se reeleger está a reforma que ele promoveu no sistema de saúde dos Estados Unidos, que recebeu muitas críticas. Mas foi também uma das maiores vitórias.


Entre as pedras no sapato de Barack Obama para se reeleger está a reforma que ele promoveu no sistema de saúde dos Estados Unidos, que recebeu muitas críticas. Mas foi também uma das maiores vitórias do governo Obama.
Ao ser empossado em janeiro de 2009, Barack Hussein Obama se tornou o primeiro presidente negro dos Estados Unidos. Nos quase quatro anos de mandato, quebrou outras barreiras e celebrou conquistas históricas.
Obama abriu espaço para que milhões de americanos tivessem cobertura médica ao aprovar no Congresso a maior reforma no sistema de saúde desde 1965. Anunciou a morte do terrorista Osama Bin Laden, chefe da rede terrorista al-Qaeda, em maio de 2011. Pôs fim a quase nove anos de guerra no Iraque. Propôs, logo no início do governo, em um discurso na Universidade do Cairo, no Egito, um novo começo nas relações dos Estados Unidos com os países muçulmanos. Poucos meses depois, foi homenageado com o prêmio Nobel da Paz. Acabou com a política das forças armadas que impedia homossexuais assumidos de seguircarreira militar, mas hesitou muito antes de declarar apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.
As diversas conquistas sempre enfrentaram a sombra pesada de uma economia que ainda luta para se recuperar da maior crise desde a grande depressão do século passado. Apesar das dificuldades, conseguiu retomar a criação de empregos e evitou a quebradeira da indústria automobilística. Mas o custo foi alto, e ele virou alvo de críticas da oposição e de setores da economia.
Ao completar o segundo ano de mandato, perdeu para os republicanos a maioria na Câmara dos Deputados. A oposição usou a vitória parlamentar para defender uma agenda conservadora contrária à política econômica do governo.
Carismático, sorriso aberto, com um enorme poder de oratória, Barack Obama nasceu em 1961. Advogado, criou raízes em Chicago, onde conheceu a mulher Michelle, muito popular entre os americanos. Tem duas filhas, Malia e Sasha.
Estava no meio do primeiro mandato de senador quando se lançou na corrida à presidência com os lemas "esperança" e "mudança". Agora, usa o tema "adiante" para convencer os eleitores de que merece mais quatro anos na Casa Branca.
Postar um comentário

MELHORE SUA ATENÇÃO: VEJA 10 ALIMENTOS QUE AJUDAM SEU CÉREBRO A RENDER MAIS Nem sempre nós conseguimos ter hábitos que nos ajudam a mant...