quinta-feira, 8 de novembro de 2012


Bizarro – 10 Insetos que podem servir para o alimento humano



curiosidades
Muitas pesquisas dizem que devido a super população do planeta e a escassez de alimentos os insetos serão a nossa próxima fonte de proteínas. Especialistas afirmam que os insetos possuem baixa calorias, mais proteínas que a carne de porco ou frango, fornecem vitaminas B1,B2 e D, minerais ( ferro, zinco e cálcio) e ácidos essenciais. Exceto larvas, lagartas e cupins que são mais calóricos.

Outro benefício citado é que a produção industrial de carne é considerada altamente poluente, e os insetos se reproduzem rapidamente em espaços confinados e sem muita poluição. Culturalmente existem diversos povos que já fazem uso dos insetos na alimentação. Abaixo relacionamos apenas alguns deles...

01. Verme Agave (ou maguey):
Esta é uma das duas variedades de lagartas comestíveis, uma delas são as que infestam plantas conhecidas como agave, nativas do México, Estados Unidos e partes da América do Sul, incluindo aquelas utilizadas para fabricar a tequila. Estes vermes são lagartas de borboletas que se alimentam dos caules e raízes destas plantas e são considerados uma iguaria nutritiva na culinária mexicana. Podem ser comidos vivos e crus, ou também fritos, assados, temperados com sal, molho picante e também servido em tortilhas. Este verme é aquele depositado nas garrafas de tequila.

02. Formigas de Mel
São formigas que armazenam comida em seus abdômens funcionando como ”despensas vivas” que podem chegar a ao tamanho de uvas. , possuem cinco gêneros e vivem geralmente no subsolo. Formigas como a inflatus Camponotus são comestíveis e fazem parte da dieta dos aborígenes na Austrália.

03. Formigas saúvas
Conhecidos pelo tamanho de sua cauda, são consumidos principalmente na América do Sul. Quem a prova relata que seu sabor ficaria entre o bacon e o pistache , são geralmente consumidas torradas. Na Colômbia, elas são vendidos como pipoca nos cinemas, e no norte do Brasil são consumidos como uma iguaria.

A içá ou tanajura é a fêmea da formiga saúva e costumam aparecer para se acasalarem. Muitas pessoas aproveitam esta revoada de formigas, para coletá-las para fins alimentícios. As Içás são consumidas fritas ou torradas, puras ou em farofas.

04. Vermes de Bambu
É a lagarta de uma mariposa ( omphisa fuscidentalis) que vive na Tailândia. As larvas são depositadas no interior de bambus que crescem se alimentado da planta. As larvas são comidas fritas na Tailândia e cerca de 26% de seu peso corporal é de proteína pura.

05. Larvas de abelha
São especialmente valorizadas em muitas culturas como iguarias saborosas. Dizem que quando as larvas são refogados na manteiga tem gosto similar ao bacon e/ou cogumelos. Abelhas adultas também podem ser comidas, muitas vezes assadas e depois moídas em uma farinha nutritiva. Na China as abelhas são usadas como um remédio para dores de garganta.

06. Centopéias
Na maioria das vezes encontrada como uma comida de rua na China. A medicina milenar do país diz que as centopéias podem ser udadas para tratar o tétano e convulsões.

07. Cigarras
 Estes insetos que podem viver no subsolo por 17 anos antes de emergir e virar adultos, na fase de transição são consideradas deliciosos alimentos, pois após a muda têm corpos macios e suculentos. Dizem que seu gosto é suave e delicioso. Diferentes espécies de cigarras são consumidas em muitos países asiáticos como o Japão, Tailândia e Malásia,.as cigarras tem 153 calorias a cada 100 gramas

08. Baratas
Sim, você pode comê-las! Só não as que você encontrar ao redor de sua casa. Ao contrário da crença popular, as baratas podem realmente ser muito limpas e insetos saborosos, especialmente se elas são alimentados com frutas e vegetais frescos. Elas podem ser consumidas torradas, fritas, refogadas ou cozidas. Aqueles que já experimentaram dizem que as baratas Madagascar tem um sabor e textura característicos que lembram frango frito.

09. Grilos
 Comidos fritos, refogados, cozidos e assados. Estão entre os insetos mais comuns de serem consumidos. Servem como alimentos principalmente no México, Tailândia e Camboja.

10. Larvas do Besouro rinoceronte
 É conhecido como um dos animais mais fortes do mundo, o besouro rinoceronte pode levantar 850 vezes o seu próprio peso. O besouro e suas larvas são uma parte comum da dieta na Nigéria. Estudos dizem que as larvas são ricas em proteínas (40%), cálcio e fósforo. Elas podem ser servidas fritas, cozidas, grelhadas ou assadas. A gordura das larvas também pode ser usada como uma espécie de manteiga muito apreciada por seus consumidores.

E aí? Ficaram com vontade de dar uma provadinha nestes petiscos?

* O consumo de insetos como alimentos tem o nome técnico de Entomofagia 

Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...