segunda-feira, 19 de novembro de 2012


A ÁGUIA REAL E SEU RITO DE PASSAGEM


A águia é uma das poucas aves que vive cerca de 70 anos, porém, para que isso ocorra, a mesma deve tomar uma dolorosa decisão em sua vida por volta dos 40 anos de idade: Escolher morrer em aproximadamente 1 ou 2 anos, ou passar por um rito doloroso e demorado em troca de mais 30 anos de vida.
Por volta dos 40 anos, a Águia Real e diversas outras espécies da mesma linhagem encontram-se no auge de sua força, garra e perseverança, porém o seu metabolismo faz com que ela comece a passar por certas dificuldades em sua vida, tais como suas garras, que já muito longas e flexíveis, não conseguem segurar mais suas presas, seu bico encurvado aponta para seu peito e pode gerar diversas feridas a si mesma, suas penas grossas e pesadas não permitem que voe por muito tempo a procura de comida, com tudo, as falhas em caça começam a ser comum, e a fome começa a imperar sobre seu corpo.
Nesse momento a águia tem de escolher entre acolher-se e aguardar à morte em seu ninho, ou passar pelo momento mais doloroso de sua vida, o "Voo de Renovação".
Caso a opção escolhida seja a vida, a águia deve passar dias em voos por "escalas" para chegar ao topo de uma montanha, onde haja muito frio para que a dor seja menor. Ao chegar em seu ninho temporário, a águia golpeará seu bico contra uma rocha até quebrá-lo (tendo assim uma sensação semelhante a uma extração dentária sem anestesia), após quebrá-lo ela esperará até 40 dias para que seu bico cresça novamente. Com o novo bico, ela começa a arrancar unhas e penas, o que a deixa totalmente vulnerável a predadores maiores, e com um extremo risco de hipotermia, nesse estágio muitas águias morrem de frio ou fome, devido ao grande tempo sem comer e à exposição ao gelo. Após cerca de 60 dias (ou mais) de seu doloroso processo, suas penas já a protegem do frio, porém seu bico ainda não está forte, e suas garras ainda não cresceram, forçando assim a águia esperar por mais 1 ou 2 meses.
Após cerca de 5 meses de sofrimento, dor, frio e fome a águia está pronta para abandonar seu ninho provisório, e dar o seu Voo de Renovação, permitindo assim que a mesma viva por mais cerca de 30 anos.
Vendo a águia como grande exemplo de vida, posso criar uma analogia à muitas pessoas, que ao atingirem o auge de sua idade (entre 40 e 50 anos ou até mesmo antes) consideram-se velhas e desistem de diversos sonhos de sua vida, basicamente escolhem acolher-se e aguardar pela morte que o próprio tempo trará.
A nossa incapacidade apenas nos mostra que estamos no momento do nosso rito de passagem, no momento de largar vícios da vida por mais que seja doloroso, e começar uma vida nova, mais forte e com mais garra para que assim consigamos viver mais 30, 40, 50 anos ou até mesmo "PARA SEMPRE".
Espero que tenham gostado.
Fonte: Discovery Chanel
Postar um comentário

CONHEÇA A HISTÓRIA POR TRÁS DE UM DOS BEIJOS MAIS FAMOSOS DO PLANETA Você com certeza já viu a foto acima centenas de vezes, não é mesmo?...