quinta-feira, 11 de outubro de 2012


Por que não é fácil voltar à rotina?

Depois de passar algum tempo a relaxar, é comum sentir um mal-estar passageiro. Normalmenteduas semanas são suficientes para voltar à rotina.
Mas o regresso ao trabalho pode gerar uma depressão pós-férias. Esta não é mais do que umadepressão reactiva a um acontecimento desagradável. Isto acontece quando os sintomas são intensos e duradouros (mais de 14 dias), e passam pelo excesso de cansaçofalta de motivaçãoansiedadedistúrbios do sonodores musculares e de cabeçairritabilidade eangústia.
Se estes sintomas persistirem, recomenda-se que procure a ajuda de um especialista.

Depressão no trabalho, depressão depois das férias

Há pessoas mais sensíveis a esta depressão?

Este problema pode afectar mais as pessoas com tendência para stress excessivo, humor depressivo e ansioso, com baixa tolerância à frustraçãodificuldade de adaptação à mudança e com trabalhos com um nível elevado de exigência ou pressão constante. Ainda assim, a crise que atravessa o país e o mundo pode influenciar o desânimo geral.

14 Dicas para reduzir o mal-estar e depressão pós-férias

1- Procure deixar o trabalho bem organizado para quando voltar. E desligue-se da rotina e das tecnologias.
2- Organize o regresso das férias. Se tiver filhos, é necessário um período para preparar o regresso às aulas.
3- Tente repartir as férias (duas a três vezes ao ano). As férias prolongadas aumentam odesânimo ao voltar.
4- Se passar férias fora de casa, regresse 72 horas antes de voltar ao trabalho, ou  48 horas se não tiver filhos. Porque se regressar na véspera, o choque é maior.
5- Quando regressar, comece a levantar-se mais cedo progessivamente, para se habituar ao novo horário, bem como às novas rotinas.
6- No último dia de férias, resista à tentação de começar a trabalhar, aproveite bem.
7- Encare o regresso como uma oportunidade para atingir os seus objectivos e ter novas motivações: foque-se no presente e nas coisas mais importantes para este ano.

Atingir os objectivos - escalada

8- Recorde os bons momentos que teve enquanto estava de férias, consciente de que agora é altura de trabalhar, até porque desta forma, elas estarão de novo “à sua espera”.
9- Se o motivo do seu desânimo for o seu trabalho actual, é hora de procurar um trabalho que lhe dê maior satisfação.
10- Conte aos seus colegas como foram as suas férias e partilhem episódios divertidos.
11- Não tente resolver tudo no primeiro dia de trabalho. Estabeleça prioridades e trabalhe com calma, se for possível.
12- Aprenda a fazer pausas a cada 1/2 horas e a desligar à hora de almoço e depois do trabalho.
13- Procure um novo hobby ou um trabalho voluntário para compensar a falta de ânimo.
14- Reserve uma parte do seu dia-a-dia para actividades que lhe dêem prazer. Rodear-se de pessoas de quem gosta, a prática de exercício físico ou um passatempo podem ajudar.
Por fim, comece já a pensar e a planificar a próxima viagem que gostava de fazer, assim terá umamotivação extra para enfrentar o quotidiano.
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