sexta-feira, 19 de outubro de 2012


Como Prevenir As Avarias do Ar Condicionado



Saiba Como Prevenir as Avarias no Ar Condicionado

O sistema de climatização proporciona um controlo da temperatura no interior do seu veículo para melhorar o conforto. O ar condicionado, pode funcionar com um sistema manual ou automático.
O compressor do ar condicionado comprime o fluido refrigerante (em carga do circuito) e envia sob pressão e temperatura  elevada para o condensador. Este, por sua vez condensa e liquefaz o gás, baixando a temperatura do ar que passa através dele. O evaporador controla a humidade para manter o interior seco.
Como utilizar o ar condicionado?
Quando o habitáculo do automóvel fica quente e desconfortável, o ar condicionado é eficaz para arrefecer. No entanto, tome alguns cuidados: a temperatura do ar no interior deve ser aproximadamente 10 ºC inferior  à temperatura exterior. Uma transição abrupta do quente  para o frio poderá revelar-se prejudicial para a saúde. Deste modo, é preferível diminuir gradualmente a temperatura. Deve ter ainda em consideração que a utilização do ar condicionado aumenta o consumo de combustível 20% em média.  
Sinais de um ar condicionado com avaria
- Arrefecimento menos eficaz do que anteriormente, a temperatura exterior é aproximadamente igual à interior;
- Cheiro estranho vindo das aberturas de climatização;
- Ruido anormal quando ligamos o ar condicionado;
- Vazamento de água no interior do automóvel, normalmente localizada aos pés do passageiro;
Pontos elementares a inspeccionar no ar condicionado do seu automóvel
Os pontos importantes a serem verificados, são sobretudo as correias (ajustar ou substituir se necessário), os tubos, ligações eléctricas, o compressor, o interruptor de baixa pressão, por vazamentos após ajustes.
Como aumentar a vida útil do ar condicionado?
Verificar a carga de gás
A carga de gás é insuficiente se o ar condicionado é lento a produzir frio e o ar que sai pelas aberturas de climatização é quente e húmido. É necessário recarregar o circuito numa empresa tecnicamente habilitada.  Para não ter surpresas, adiantamos-lhe o preço médio de 100,00 Euros para uma recarga de ar condicionado, caso não existam fugas.
Destruir fungos
Se identificar mau cheiro que sai das aberturas de climatização, provavelmente trata-se de fungos ou bolores que estão localizados no evaporador. Existem produtos específicos para eliminar esses fungos. Os novos evaporadores antifúngicos previnem o crescimento de fungos.
Verificar a evacuação do condensador
O evaporador desumidifica o ar condicionado, o seu produto é o vapor de água e água condensada que flui sob o veículo, geralmente sob o guarda-lamas dianteiro esquerdo. Se a água não escoar correctamente, deve o mais rápido possível desentupir este tubo de escoamento.
Substituir o filtro de ar do habitáculo
Este filtro deve ser substituído quando fica sujo e/ou o ar dos ventiladores não é tão abundate como anteriormente. O filtro de pólen entupido pode gerar mau cheiro no ar condicionado. Recomenda-se a sua substituição a cada dois anos, dependendo da zona onde habitualmente a viatura circula, exemplo: zonas poeirentas ou muito poluídas.
Dicas para prolongar a vida útil do ar condicionado
Para aumentar a vida útil do sistema de climatização do seu automóvel, é recomendado que este funcione com alguma regularidade ao longo de todo o ano. Uma vez por ano verifique a carga de refrigerante do ar condicionado
J. Nascimento, Eng. Mecânico
 


Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...